3 ideias de luminárias artesanais que você pode fazer em casa

0
1155

Deixar a imaginação voar, aproveitar aqueles materiais que estão sem uso em casa, transformar coisas e, no final de tudo, bradar um sonoro “fui eu que fiz”. Quem curte artesanato sabe que da mente saem coisas criativas que as mãos executam, fazendo com que todo o estresse vá embora e as horas passem voando de forma agradável. O mais legal de todo o trabalho é usar materiais que habitualmente são jogados no lixo. Além de pregar o utilitarismo das coisas, o “faça você mesmo” tem uma pegada sustentável, já que a matéria-prima é geralmente reciclada. Para dar aquela levantada na decoração de um ambiente, nada como apostar nos acessórios. A iluminação dá um charme especial a qualquer local e, seguindo nossas dicas, você pode fazer uma luminária boa, bonita e barata. Confira 3 ideias incríveis de acordo com a dificuldade do processo:

Para iniciantes: luminária de escorredor de macarrão

Essa qualquer criança faz, de tão simples! E, mesmo sendo tão simples, fica incrível o resultado na cozinha. Use um escorredor de macarrão (de preferência de metal). Se quiser, pinte com tinta spray da cor de sua preferência. Como o escorredor é todo furadinho, encaixe o soquete na parte interna, colando-o com cola quente para ficar bem rente ao fundo. Você pode optar em usá-lo bem rente ao teto ou pendurado por um fio, como um lustre. Se escolher a segunda opção, o fio precisa ser mais comprido, e você vai precisar ainda de uma base da cor do escorredor para ser colocada no teto, de onde sairá o fio. Fácil e bonita!

Nível intermediário: luminária feita de bexiga

Quem diria que uma simples bexiga poderia se transformar em uma luminária cheia de estilo? Essa é muito, mas muito fácil! Qualquer um pode fazer, mesmo aqueles que não têm muita afinidade com trabalhos manuais. Você só vai precisar de cola, barbante e uma bexiga da cor de sua preferência, além de um pouco de água e farinha de trigo (lâmpada e fio com soquete já devem estar separados, ok?).

Encha a bexiga e separe. Faça uma mistura de cola branca, água e uma colher de farinha de trigo e leve ao fogo até formar um grude. Passe o barbante nessa mistura e enrole aleatoriamente por toda a bexiga. Deixe secar por um dia. No dia seguinte, estoure a bexiga. A armação em volta vai ser a sua luminária, que deve receber na parte interna a preparação da lâmpada. Pronto!

Nível avançado: luminária de colheres plásticas

Essa talvez seja uma das luminárias artesanais mais populares em tutoriais “faça você mesmo”!A base deste modelo é um galão de água de cinco litros. Você vai precisar ainda de cola quente e colheres de plástico na cor de sua escolha para montar o efeito de escamas de peixe, umas sobre as outras. Corte primeiramente a base do galão (parte de baixo), que servirá para a lâmpada e o soquete passarem com uma tesoura de ponta fina ou estilete. Basta cortar o cabo de todas as colheres e colar, uma a uma, as bases na superfície do galão, de forma que não fique nenhum buraco aparente entre elas, evitando que o plástico do objeto apareça. Feito isso, espere a cola secar bem (seca quase que instantaneamente) e passe o fio por dentro da boca do galão e pendure. A dica é usar lâmpadas frias (que não aquecem) para que a luminária não corra o risco de derreter. Está pronta!

Com materiais simples, baratos e que muitas vezes estão encostados em casa, é possível dar outra cara ao seu ambiente. Você já conhecia essas ideias para fazer luminárias artesanais? Compartilhe sua opinião conosco nos comentários!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria