4 ideias de decoração para sua casa de praia

1
1364

No auge do verão, não há nada melhor que curtir o calor e relaxar na varanda de uma casa de praia, não é mesmo? Em um país repleto de localidades paradisíacas de sol e mar como o Brasil, muita gente possui ou tem o sonho de construir uma casa na praia para aproveitar as férias e a companhia dos amigos e da família em um ambiente tão relaxante.

Trazendo uma proposta de descanso e lazer, este tipo de casa demanda uma decoração sem a seriedade típica da cidade. Conforto, aconchego, frescor e praticidade, por outro lado, são características mais que importantes para a hora de decorar e equipar estes locais. Considerando todos estes fatores, elaboramos este post para te orientar a fazer a decoração mais adequada para sua casa na praia. Vamos conferir?

Atenção à maresia

Antes de tudo, é importante considerar que os imóveis localizados à beira-mar sofrem com a deterioração provocada pela maresia. Assim, é necessário um cuidado especial na hora de compor e decorar seu cantinho praiano. Para estes locais, o mais indicado é apostar em móveis e objetos de madeira, que sofrem menos com a corrosão promovida pelo sal. Janelas, portas e outras aberturas também devem ser do mesmo material (vale ainda, investir no alumínio) para evitar o desgaste.

Devido à maresia, quanto menos mobiliário e utensílios de metal ou ferro forem utilizados na casa de praia, melhor!

Decoração que combina com frescor e relaxamento

Para decorar a casa de praia, o mais interessante é apostar em tudo que transmita a sensação de tranquilidade e frescor. Desta forma, os móveis de madeira são uma ótima aposta, como já dissemos (além da resistência à maresia, este material dá um toque rústico que combina com o clima do ambiente), e vale também investir em estampas suaves e na renovação de móveis antigos. Para isso, que tal reformar as peças pintando-as de cores alegres?

Os enfeites também são sempre uma boa pedida: quadros nas paredes, flores de verão espalhadas pelo ambiente e conchas como objetos de decoração são ótimas ideias. No que diz respeito às cores, o azul e o verde (tons que remetem ao mar), além das cores mais suaves, são as apostas preferidas para as casas no litoral. No entanto, se você quiser ir ainda mais fundo no estilo navy (ou “marinheiro”), a dica é priorizar o conjunto azul-vermelho-branco nos objetos e móveis. Tem tudo a ver com a proposta do ambiente!

Aposte na escolha certa dos revestimentos

Nas casas de praia, também é preciso ficar atento ao tipo de revestimento mais adequado para suportar os dias de sol e mar. Para revestir os estofados, como os sofás e as almofadas, por exemplo, uma dica interessante é dar preferência às fibras sintéticas e aos tecidos náuticos, que podem ser molhados sem maiores problemas. Assim, nada de se preocupar em afastar as crianças da sala depois de um bom banho de mar ou piscina!

O piso também requer um material resistente que possa entrar em contato com a água e a areia, sendo de fácil manutenção e que não se “risque” e estrague facilmente com estes elementos que acabam entrando dentro de casa quando a localização em questão é o litoral. Neste sentido, uma ótima opção é o porcelanato.

Dicas diversas para decorar seu refúgio no litoral

  • Para completar a atmosfera relaxante, aposte nos cestos e nos tapetes feitos de fibra no ambiente;
  • Para um bom descanso e um toque de descontração no local, invista nas redes na varanda e mesmo no interior da casa;
  • Itens artesanais para decoração, feitos de materiais naturais como conchas, madeira, barro e sementes, têm tudo a ver com o clima de praia e dão um toque de beleza ao local;
  • Coloque cortinas de bambu nas portas! Além de proteger a casa contra os insetos, elas concedem um ar todo especial e charmoso;
  • Seguindo a tendência da madeira, invista nos decks na área externa;
  • A integração dos espaços (como a união de sala e cozinha, por exemplo) dá super certo nas casas de praia, ampliando o ambiente e tornando-o mais aconchegante.

Assim como as casas de cidade, os imóveis na praia merecem um cuidado todo especial na decoração. Não se esqueça de considerar o desgaste natural que incide no ambiente, aposte na criatividade e elabore um espaço o mais agradável e relaxante possível para curtir o verão.

E você, tem mais dicas para deixar a casa de praia ainda mais especial? Compartilhe conosco!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.