4 dicas para decorar sua cozinha gastando pouco

0
1423

A cozinha é, sem dúvida nenhuma, o cantinho literalmente mais gostoso da casa e, justamente por isso, esse cômodo deve ser bonito e funcional. Você sabe disso, mas se a sua cozinha está velhinha ou a decoração é sem graça, confira as nossas dicas para renovar esse ambiente com estilo, bom gosto e criatividade. O melhor de tudo é que as sugestões são práticas e supereconômicas. Vem com a gente!

1. Renove as paredes

Se você quer renovar a decoração da cozinha, mas a ideia de reforma, quebra-quebra, poeira e entulho não te agrada nenhum um pouco, faça uma intervenção menos drástica e sem estresse. Aposte em adesivos para revestir o azulejo ou Pastilhas autocolantes. Em todo caso, se você não curtir essas opções, que tal mudar a cara da parede investindo na pintura? É possível pintar o azulejo da cozinha com tinta específica (epóxi).

2. Use as prateleiras como aliadas

As prateleiras são verdadeiras aliadas da organização na cozinha, pois elas servem para guardar potes de mantimentos, utensílios, xícaras, vasilhas de condimentos e outros artigos. Essas peças são excelentes para otimizar o espaço e, de quebra, complementam bem a decoração. A composição pode ser feita de diferentes formas, colocando as prateleiras em evidência ou instalando-as de um jeito discreto, sob a pia ou bancada.

3. Aposte nos nichos

A exemplo das prateleiras, os nichos são muito funcionais e agregam um charme especial à decoração. Você pode montar até os seus próprios nichos sustentáveis, usando paletes ou caixotes de madeira. O efeito é super bacana e dá um toque de criatividade à cozinha. Se você quiser um visual rústico, mantenha a cor original da madeira. Para um visual mais elegante, lixe o nicho de caixote e pinte-o da cor que preferir.

4. Renove o armário

Seu armário está velhinho e você não tem dinheiro para comprar um novo? Revista as portas com papel contact, aplicando cuidadosamente para evitar a formação de rugas e bolhas. Outro ponto a ser observado é a escolha da cor. Prefira uma tonalidade que dialogue com o restante da cozinha. Caso você enjoe, basta remover o adesivo. Bacana, não?

Dicas extras

  • A mesma técnica usada no armário pode ser aplicada na geladeira. Caso você prefira algo mais diferente, plote o eletrodoméstico com algum desenho (arabesco, pinguim, iniciais, etc). Essa proposta é ótima para apartamentos de jovens solteiros;

  • Capriche nos acessórios. Uma simples fruteira pode fazer toda diferença na decoração da sua cozinha;

  • Reforme móveis, como mesas e cadeiras. Vale pintar ou ate mesmo aplicar papel de parede no tampo da mesa;

  • Misture cadeiras e banquinhos de diferentes padrões. Não precisa comprar um conjunto completo para montar uma decoração incrível;

  • Faça você mesmo alguns pendentes e luminárias usando raladores e escorredores de macarrão;

  • Categorize os talheres e utensílios da sua cozinha, a fim de manter tudo na mais perfeita ordem.

E aí, gostou das nossas dicas? Vai colocar alguma delas em prática? Não esqueça de passar por aqui para nos contar como sua cozinha repaginada ficou!

Depositphotos.com /photokitchen

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria