7 dicas de como combinar cores na decoração da sua casa

0
1087

As cores cumprem um papel muito especial na decoração, afinal, além de embelezarem o espaço, elas são capazes de provocar sensações como alegria, bem-estar, tranquilidade, disposição e aconchego. Existem múltiplas tonalidades disponíveis para decorar, mas é preciso saber combiná-las para que o resultado não fique over. Quer saber como combinar as cores das paredes com os tons dos objetos? Então confira nossas dicas e monte uma decoração colorida, bonita e harmoniosa. Vem ver!

Cuidado com as cores vibrantes

Tonalidades chamativas como verde limão, pink e laranja podem ser usadas na decoração, desde que de forma planejada, moderada e equilibrada. O ideal é que essas cores apareçam em uma única parede ou nos detalhes como vasos e almofadas.

Combine cores neutras com tons marcantes

As cores neutras (bege, marrom, branco, preto e cinza) são super versáteis e combinam com praticamente tudo. Uma parede ou um sofá neutro, por exemplo, podem ser combinados com elementos decorativos de tonalidades quentes, como o amarelo, vermelho ou coral, mas também ficam incríveis com cores frias como o violeta, azul e verde.

Use cores que dialoguem entre si

Você não precisa usar cores de uma mesma paleta na decoração, mas as tonalidades precisam dialogar entre si para que o visual fique equilibrado. Quando o tom da parede harmoniza com a cor do estofado, por exemplo, as tonalidades acabam sendo complementares na decoração, ainda que elas sejam contrastantes.

Brinque com as cores

Solte a imaginação e brinque com as cores para criar uma decoração cheia de vida e personalidade. Tente pensar fora da caixinha e montar composições surpreendentes. Vale ousar na cor do papel de parede, combinar púrpura com amarelo e usar cores diferentes como, por exemplo, o azul turquesa e o amarelo lima.

Crie um conceito e escolha cores dentro dessa proposta

Antes de escolher as cores do ambiente, crie um conceito decorativo e opte por tonalidades que conversem com esse conceito. Decorações modernas, joviais e irreverentes caem muito bem com um mix de cores e estampas mais vibrantes e chamativas. Decorações clássicas ou no estilo clean pedem cores básicas como o branco, o bege e o cinza. Decorações românticas ornam com a suavidade das candy colors. Decorações rústicas combinam com diferentes tons de marrom. Decorações náuticas inevitavelmente sugerem a combinação de branco, vermelho e marinho. Enfim, cada proposta decorativa pede combinações diferentes de cores.

Considere os outros elementos do espaço

A combinação de cores de um ambiente não deve levar em conta apenas as tonalidades em si. É importante considerar a iluminação natural e artificial do espaço, o tamanho do cômodo, as texturas presentes no ambiente e a mobília. Isso faz toda diferença na hora de decorar!

A função do ambiente também é importante

Quando for escolher as cores da sua decoração, atente-se à função do cômodo. Por mais que você sonhe com uma parede vermelha na sua casa, o quarto não é o melhor lugar para usar essa cor. Nesse caso é melhor investir em cores claras, que transmitam tranquilidade, serenidade e aconchego.

E aí, você gostou das nossas dicas? Vai usá-las na decoração da sua casa? Não esqueça de voltar aqui para nos contar como seu lar ficou depois da renovação de cores.

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria