Tudo o que você precisa saber antes de instalar o sistema elétrico da sua casa

0
1353

O sistema elétrico é extremamente importante em uma residência, sobretudo, porque impacta a segurança, a mobilidade, a funcionalidade, o conforto e também a estética da casa.

Quadros de força, fios, interruptores, cabos, conduítes, luminárias, lâmpadas, pendentes, dímeres e muitos outros elementos compõem o sistema elétrico de um imóvel. Isso significa que são muitos os detalhes envolvidos na instalação desse tipo de sistema.

Você não sabe quais são os requisitos necessários para instalar o sistema elétrico da sua casa? Então continue lendo o nosso artigo que a gente te conta tudo!

Verifique as normas e exigências na sua região

As normas para instalar o sistema elétrico normalmente variam de região para região, de acordo com a empresa fornecedora de energia na cidade. Sendo assim, antes da instalação, é fundamental verificar quais são as exigências das concessionárias de energia.

É importante investir em um bom projeto elétrico

O sistema elétrico de um imóvel está profundamente relacionado às atividades da casa, desde um simples acionamento das lâmpadas, até a utilização de grandes cargas elétricas  e equipamentos um pouco mais complexo. É justamente por isso é indispensável fazer um projeto elétrico voltado para o consumo consciente e também para a segurança da construção, minimizando assim os riscos de incêndio.

Entenda como funciona a parte elétrica da casa

Como já dissemos, o sistema elétrico das residências é abastecido por concessionárias e o transporte de energia no Brasil costuma acontecer de fora para dentro. Ele é feito através de postes de luz e também pela caixa de entrada, responsável por medir o consumo. Vale destacar que tanto o padrão dos postes, quanto da caixa de entrada, são determinados pela fornecedora de luz do município.

Saiba diferenciar os medidores de luz

Os medidores de luz, também conhecidos como relógios de luz, devem atender não só às normas da concessionária, mas também devem ser adequados para a construção. Existem medidores nos quais a leitura precisa ser feita dentro do terreno e medidores que possibilitam a leitura do consumo diretamente da rua. Escolha com cautela!

Atente-se aos quadros de energia

Dentro de casa, precisa haver um quadro para receber e distribuir a energia vinda da rua para todos os ambientes da casa. Em imóveis muito grandes, o ideal é haver mais de um quadro, pois quando a construção é maior, a tendência é que haja mais lâmpadas e equipamentos, consequentemente, o consumo de energia é maior. Sendo assim, são necessários mais quadros e mais circuitos para o sistema não ficar sobrecarregado.

Outras informações importantes

  • A escolha dos componentes do sistema elétrico deve considerar a potência a ser instalada.

  • Compre produtos de qualidade e não economize no quesito segurança.

  • Os disjuntores são importantíssimos em uma instalação elétrica, pois substituem os velhos fusíveis e protegem os equipamentos e a fiação de descargas elétricas.

  • Priorize sempre um consumo consciente. Os disjuntores também ajudam nesse sentido!

  • Lembre-se que um sistema elétrico bem projetado e dimensionado ajuda a evitar incêndios, acidentes domésticos e curto-circuitos.

  • Revise o sistema elétrico de cinco em cinco anos.

  • Os conduítes podem ser plásticos ou metálicos. Além disso, eles podem ficar aparentes ou embutidos. Você escolhe!

  • A espessura dos fios deve ser determinada pela quantidade da potência instalada. Por exemplo, como o chuveiro elétrico consome muita energia, a fiação precisa ser mais espessa para que ele não aqueça demasiadamente.

  • A instalação elétrica bem-feita pode representar até 10% de economia na conta de luz.

E aí, agora que você está por dentro de como funciona uma instalação elétrica, redobre a atenção a esse aspecto da sua casa e fique sempre ligado na segurança. Isso é o mais importante!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria