Tudo o que você precisa saber na hora de instalar seu ar-condicionado split

0
1807

Cada vez mais, os aparelhos de ar condicionado estão se tornando essenciais para climatizar as residências. Diríamos até, que no Verão, eles são equipamentos indispensáveis para manter o ambiente agradável e melhorar a sensação térmica no espaço. Esses aparelhos são responsáveis por tratar o ar em cômodos fechados, permitem regular a temperatura, a limpeza, umidade e ventilação.

Existem diferentes variações de ar condicionado disponíveis no mercado e o modelo Split é um dos mais modernos, eficientes e populares. Vale destacar que esse tipo de ar possui duas partes: a condensadora, que fica do lado fora da residência e a evaporadora, que fica do lado de dentro. A instalação desse modelo requer alguns critérios, passos e cuidados. Quer saber quais são eles? Então continue lendo o nosso artigo!

Quais os cuidados a serem tomados antes de instalar o ar condicionado Split?

Para instalar um ar condicionado Split é necessário tomar três cuidados básicos, que são: conhecer a estrutura que ele demanda, definir o local em que ele ficará e escolher a capacidade certa do aparelho. Essas medidas garantirão a adequação do ar condicionado ao espaço e também o bom funcionamento do aparelho.

Como preparar a casa para instalar o ar condicionado split

O ideal é que a instalação seja feita por um especialista, mas você deve saber o que é preciso e como preparar o imóvel, até como forma de otimizar o trabalho e reduzir os gastos com mão de obra. O primeiro passo é considerar que uma parte do ar fica dentro de casa e a outra fora, sendo interligadas por fios e tubos. Isso significa que quanto mais próximas as duas partes estiverem, melhor!

Qual a infraestrutura necessária?

Para instalar um ar condicionado, são necessários os seguintes itens:

  • Tubos de cobre ou alumínio (tubulação frigorífica), com espessuras e bitolas adequadas para a carga térmica que você escolher.

  • Tubulação com fiação elétrica, incluindo cabos com tamanhos de acordo com a carga do condicionador.

  • Disjuntor exclusivo para o aparelho de ar condicionado.

  • Tubos de PVC específicos para a drenagem da água, ligados diretamente à rede pluvial da casa.

Dicas extras para instalar o ar condicionado Split da melhor forma possível

  • Se o ar condicionado for instalado na fase da construção da casa, tal instalação deve ser feita no mesmo momento da instalação da rede hidráulica.

  • Caso a instalação seja feita na casa pronta, é preciso quebrar a parede para instalar os tubos. Outras opções consistem em embutir a tubulação no contrapiso ou no forro de gesso.

  • Em casas com arquitetura industrial e alvenaria aparente, as tubulações não precisam ser escondidas.

  • Calcule a capacidade do ar condicionado Split de acordo com cada ambiente.

  • Evite instalar o ar condicionado em locais onde a tubulação do ar possa interferir nas instalações elétricas.

  • Não coloque a parte da saída de ar em paredes que pegam muito ar.

  • Nem pense em colocar a parte evaporadora sobre aparelhos de som, televisores e outros equipamentos elétricos. Isso pode estragar tais aparelhos.

  • Deixe a saída de ar sempre livre, de preferência, a 15 centímetros do teto.

  • Limpe da forma correta e faça a troca de filtros no tempo certo.

  • A parte condensadora deve ficar em local bem arejado e sem incidência direta sobre o aparelho. Isso aumenta a vida útil do ar condicionado Split.

Viu como para instalar um ar condicionado Split não há nenhum mistério? Confira aqui alguns modelos e coloque as nossas dicas em prática para uma casa sempre fresca e agradável. Até a próxima!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria