Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma lavadora de alta pressão

0
2060

Nada mais prático do que ter uma lavadora de pressão para aqueles momentos em que precisamos realizar uma boa limpeza, certo? Aliás, as chamadas lavadoras a jato oferecem vantagens por serem bastante econômicas e eficazes em situações de sujeira pesada, removendo até resíduos mais difíceis de desgrudar.

É importante que você esteja a par de todas as informações relevantes antes de adquirir uma dessas belezuras, já que, conhecendo de antemão as características dos produtos, fica muito mais fácil realizar uma compra bem orientada. Aproveite nossas dicas abaixo para entender as principais diferenças e verificar a mais adequada para você:

O que observar antes de tudo?

Em primeiro lugar você deve saber onde irá utilizá-las: em casa (e em quais ambientes dela), na firma ou até mesmo em sua loja, avaliando o grau e complexidade de sujeira a ser removida. Em seguida, algumas dicas são básicas:

  • Observe sempre a potência (voltagem) da lavadora e a vazão nominal, que estarão diretamente relacionadas com o tipo de serviço que ela conseguirá fazer — mais pesado ou mais leve;

  • Dê atenção aos componentes de segurança, conferindo se a máquina possui desligamento automático quando cessa o jato de água ou se é necessário desligar a chave quando decide parar de utilizá-la.

Lembre-se, ainda, que há basicamente 4 grupos de lavadoras: A, para uso doméstico e limpeza mais básica, geralmente com voltagem menor, B, para casas e ambientes maiores, em que é possível escolher potência até 1.900W, C, para uso comercial, e D, para uso industrial, com potências maiores, que chegam até 3.000W.

Como são as lavadoras de pressão para fins domésticos?

Essas opções são ideais para quem deseja realizar a limpeza de ambientes residenciais, lavagem de veículos próprios, áreas de churrasqueiras, varandas, calçadas, janelas ou até cadeiras de plástico ou outros móveis laváveis que fiquem próximos a piscinas ou demais espaços ao ar livre. Para essas situações, uma potência de 1.300W pode ser o suficiente (é comum encontrar de 1.600W também). Nesse caso, procure por modelos mais leves e práticos, que facilitem a locomoção pela casa e que, ao mesmo tempo, sejam compatíveis com o tamanho de sua residência.

E as lavadoras de pressão para fins comerciais?

Essas geralmente são ideais para quem tem um comércio, como uma loja física de grande ou média extensão, por exemplo, um lava rápido, supermercado e demais estabelecimentos que requerem limpeza mais pesada. Podem ser também igualmente úteis em condomínios, nos quais se faz necessário limpar áreas compartilhadas maiores que a de uma casa convencional.

Elas costumam ser um pouco mais pesadas do que as dos grupos anteriores, mas ainda permitem mobilidade ao passo que proporcionam uma limpeza mais profunda. Podem vir acopladas com reservatórios para produtos de limpeza ou até mesmo escovas e outros acessórios que auxiliam na faxina.

Aqui, dependendo da situação, uma pressão de 1.900W pode dar conta ou, se for o caso, escolha uma com um pouco mais de potência, lembrando de observar sempre o tamanho do local e a quantidade e o tipo de sujeira.

As Vantagens

O melhor das lavadoras de alta pressão é que além delas serem ótimas aliadas na limpeza, dando agilidade  ao processo, elas podem economizar até 80% de água, ajudando o meio ambiente e seu bolso! Você encontra vários modelos de lavadoras em nossas lojas e em nosso site. Clique aqui e confira!

E aí, já viu qual delas é a melhor para você? Compartilhe a sua opinião aqui e não perca tempo: corra já para adquirir a sua também!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria