Há quem confunda ar-condicionado com climatizador, mas vale destacar que os dois aparelhos são bem diferentes, com vantagens e funcionalidades muito distintas entre si, embora ambos tenham o intuito de melhorar a sensação térmica no ambiente. Para que você não erre na hora da compra, preparamos um guia especial para te ajudar a escolher um climatizador para sua casa. Ficou curioso? Então confira!
Você sabe o que é um climatizador?
Para começo de conversa, os climatizadores são aparelhos que retiram a umidade do ambiente e, fazem isso de maneira sustentável, pois eles são preservadores ecológicos que não agridem a camada de ozônio. Os climatizadores são muito requisitados no inverno, mas também são indispensáveis em regiões onde o clima é muito quente ou seco, afinal, o climatizador deixa o espaço um pouco mais úmido e melhora consideravelmente a respiração dos moradores da residência.
Como funcionam os climatizadores?
Os climatizadores funcionam alterando a umidade do ar, podendo diminuir em até 12 ºC a temperatura ambiente. Através de mecanismos que adicionam água ao ar seco, os aparelhos baixam eficientemente a temperatura e otimizam as condições térmicas do espaço, tornando-o não só mais agradável, como também mais saudável. Em dias chuvosos a climatização não é necessária, mas a função de ventilação do aparelho pode ser usada.
Quais as funções dos climatizadores?
Cada aparelho e cada marca apresenta especificidades do modelo, mas as funções básicas dos climatizadores são as seguintes:
-
Ciclos quente e frio: a maioria dos climatizadores possui a função não só de refrescar e umidificar ambientes quentes e secos, como também aquecer ambientes frios, gerando um maior conforto.
-
Controle de velocidade: há em todos os aparelhos a possibilidade de regular a ventilação em nível Baixo, Médio e Alto.
-
Emissão de íons: apenas os modelos mais modernos possuem o emissor de íons que purificam o ar e retirando impurezas e bactérias do ambiente.
Detalhes adicionais que podem fazer toda diferença
Na hora da compra, você deve observar os detalhes do aparelho e optar pelo que melhor se adéqua aos hábitos e necessidades da sua família. Veja só algumas especificidades que podem ajudar na sua decisão:
-
Mobilidade: existem aparelhos com rodinhas e alças que podem ser transportados de um cômodo para outro e até levado para viagens de férias. Olhe se esses modelos possuem travas para garantir a segurança.
-
Controle remoto: os climatizadores com controle remoto oferecem muito mais uma comodidade. Escolhendo um aparelho com controle, você não vai precisar levantar em dias frios para regular a temperatura ou velocidade do climatizador.
-
Filtros laváveis: prefira os filtros laváveis por uma questão de saúde e higiene. Esses modelos evitam o acúmulo de sujidades e bactérias.
-
Multifuncionalidade: há climatizadores modernos que reúnem múltiplas funções, dentre elas a de circulador, umidificador, ventilador, climatizador, aquecedor e purificador. Para completar, alguns modelos oferecem a função dormir, que propiciam uma temperatura agradável à noite e ainda oferecem uma maior economia de energia.
Para deixar sua casa sempre fresquinha, confira os climatizadores de nosso site nesse link.
E aí, gostou do nosso artigo? Compartilhe suas opiniões e experiências conosco através dos comentários.