Tudo que você precisa saber sobre casas pré-fabricadas

0
549

As casas pré-fabricadas, como o próprio nome já diz, são estruturas construídas a partir de peças, encaixadas umas às outras e confeccionadas industrialmente em grandes quantidades. Diferentemente das construções tradicionais que trabalham com a sobreposição de tijolos, as peças utilizadas nas casas pré-fabricadas são desenvolvidas para um encaixe rápido e perfeito, otimizando fatores como o tempo de trabalho gasto na construção. O resultado final é uma casa de qualidade tão boa quanto a das tradicionais, que atende perfeitamente a quem deseja unir isso à rapidez e economia. Quer saber mais sobre as casas pré-fabricadas? Pois confira nosso post agora mesmo e descubra tudo o que você precisa saber sobre elas!

Vale a pena investir em uma casa pré-fabricada?

São inúmeras as vantagens da construção de uma casa pré-fabricada. Pelo fato de as peças serem produzidas visando o encaixe perfeito, obras como essas são muito mais rápidas de serem finalizadas, ficando em torno da metade ou até menos tempo quando comparada às construções tradicionais de mesmo porte.

Outro ponto importante está na economia relacionada à mão de obra: as casas pré-fabricadas, por terem uma forma de construção mais simples, necessitam de menos esforço humano, reduzindo de forma considerável o gasto global com o projeto.

Quais cuidados tenho que tomar ao optar pela casa pré-fabricada?

Dentre tantas vantagens, vale ressaltar alguns cuidados que devem ser tomados quando se opta pela construção de uma casa pré-fabricada. A qualidade do imóvel não perde em nada para as demais formas de construção, desde que a escolha do material seja feita levando em consideração alguns fatores.

Para garantir a durabilidade da construção, é preciso utilizar madeiras que receberam tratamento adequado, e não aquelas vendidas em sua forma natural, porque estas não possuem a resistência necessária para esse tipo de construção. A falta de tratamento adequado poderá alterar algumas características físicas da madeira — seja por exposição à umidade, seja por dilatação térmica — o que poderá resultar em danos permanentes à estrutura. Outro fator importante em relação às madeiras é o de checar a certificação dos órgãos ambientais, para evitar problemas relacionados à procedência do material.

A opção de alvenaria é menos crítica quanto a estes fatores, mas ainda merece atenção: é necessário checar sua qualidade.

Ao que preciso me atentar para fazer uma boa escolha?

As casas pré-fabricadas são muito vantajosas, mas necessitam de alguns cuidados desde o início do projeto para evitar alguns futuros incômodos. É importante negociar com empresas que possuam credibilidade nesse mercado, e já no início do projeto, deixar registrado todos os procedimentos que serão necessários para a construção, que incluem gastos totais, possível necessidade de preparação do terreno, materiais, construção ou fatores burocráticos.

Em relação à casa em si, é importante estar atento a determinadas restrições existentes nesse tipo de imóvel. Embora sejam vastas as opções de personalização da casa, existem algumas limitações em sua construção em decorrência das peças seguirem padrões de fabricação. Os pisos, telhados ou o tamanho da casa são opções que o comprador terá liberdade de escolher — mas altura da casa ou tamanho de estruturas internas, como as portas ou janelas, têm algumas limitações.

Se o desejado for ter um imóvel com praticidade, economia e qualidade, a escolha por uma casa pré-fabricada certamente será a melhor opção — mas, é claro, tomando todos os cuidados necessários. Faça orçamentos com vendedores confiáveis e comece logo a construir seu novo projeto!

Esse post foi útil para você? Deixe sua opinião nos comentários, e não se esqueça de entrar no nosso sitepara conferir nossos produtos!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria