Você já conhece os móveis multifuncionais?

0
1487

Praticidade é palavra de ordem dos dias atuais. Em meio a uma rotina cada vez mais agitada, com trânsito caótico e agenda lotada de compromissos pessoais e profissionais, as pessoas obviamente têm tido menos tempo para ficar em casa e cuidar dos afazeres domésticos. Isso sem contar que, com a constante redução dos metros quadrados dos imóveis modernos, consequentemente surge a necessidade de otimizar o espaço para tornar a casa mais organizada e funcional, facilitando ao máximo o dia a dia dos moradores. E uma bela forma de tornar isso possível é investir na nova tendência em mobiliário. Estamos nos referindo aos queridinhos da vez: os móveis multifuncionais. Já ouviu falar sobre eles? Quer conhecê-los melhor? Então fique atento:

O que são esses tais móveis multifuncionais?

Para entender o conceito de móvel multifuncional, é preciso, antes de mais nada, compreender o conceito de móvel funcional. Ao contrário dos móveis meramente decorativos, os móveis funcionais são móveis práticos, que cumprem funções específicas nos ambientes — é o caso dos armários, dos paneleiros e das escrivaninhas, só para citarmos alguns exemplos. Assim, como se pode inferir, os móveis multifuncionais são aqueles que reúnem múltiplas funções em uma única peça. Nessa categoria se enquadram, por exemplo, um sofá que vira cama, um pufe com baú ou até mesmo uma cadeira que se transforma em tábua de passar.

Quais são os tipos de móveis multifuncionais mais comuns?

Existem vários tipos de móveis multifuncionais, mas os mais comuns são as famosas camas box com espaço de armazenamento debaixo do colchão, os sofás que se transformam em camas, as mesas que podem ter seu tamanho alterado de acordo com o número de pessoas que precisam acomodar e os assentos com revisteiros acoplados. Pensando bem, você certamente já topou com algumas dessas maravilhas modernas por aí, não é mesmo?

Quais são as vantagens dos móveis funcionais?

Os móveis multifuncionais apresentam uma série de vantagens, a começar, claro, pela praticidade que agregam ao cumprirem mais de um papel no ambiente, simplificando as tarefas do dia a dia. Assim, em vez de limpar dois ou três móveis, por exemplo, você tem que higienizar apenas um! Bacana demais, não concorda? Outro benefício dos móveis multifuncionais diz respeito à otimização do espaço, já que esse tipo de mobília reduz a necessidade de se comprar um móvel para exercer cada função. Para completar, os móveis 2 em 1 e até 3 em 1 também são ótimas pedidas para quem valoriza o design moderno e prefere ter itens versáteis em casa.

A verdade é que, na prática, esse tipo de móvel permite uma decoração visualmente mais leve, atual e simples, além de possibilitar a adaptação a diferentes cômodos e ocasiões. Se você usa uma mesa pequena unicamente para as refeições em família, por exemplo, mas eventualmente precisa de uma base maior para receber convidados, uma mesa multifuncional retrátil pode solucionar seu problema em dois tempos! Da mesma forma, se não há um quarto de hóspedes, um sofá-cama colocado no home office acomoda os visitantes confortavelmente quando preciso. Uma mão na roda, não é verdade?

Como usar os móveis multifuncionais?

Simplesmente não há regras para se usar os móveis multifuncionais! A única sugestão é, claro, procurar fazer com que a configuração da decoração, incluindo aí o posicionamento da mobília, atenda às necessidades dos moradores. Se você tem uma mesa de centro cuja base é composta por pequenos pufes, por exemplo, só desfaça essa composição quando precisar aumentar o número de assentos na sala. Se os armários da cozinha não são suficientes para acomodar seus utensílios, não hesite em instalar nichos nas paredes — e por falar em nichos, já pensou que eles tanto podem ser usados como uma estante decorativa quanto como charmosos criados-mudos?

Agora nos conte se gostou de conhecer melhor as diversas possibilidades dos móveis multifuncionais! Já tem um exemplar desses na sua casa e nem se dava conta de sua genialidade? Comente aqui e compartilhe suas impressões conosco! E não se esqueça de assinar nossa newsletter para ficar sempre a par das novidades do universo da decoração, ok?

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria