Você conhece o upcycling? Saiba o que é!

0
451

Você por acaso já ouviu falar em upcycling? Esse novo conceito sustentável vem ganhando força entre ambientalistas, sendo, aos pouquinhos, aplicado no dia a dia das pessoas, invadindo áreas como a decoração, a moda e o design, por exemplo. Quer conhecer melhor o upcycling e descobrir como ele pode impactar sua relação com o meio ambiente? Então confira agora mesmo o nosso artigo:

Afinal de contas, o que é upcycling?

Resumidamente, o upcycling consiste no ato de dar uma nova função a um objeto que já não está mais sendo usado para sua finalidade original. Essa reutilização é considerada limpa, pois nesse processo de reaproveitamento não é necessário empregar quaisquer processos químicos ou mesmo energia. Com tudo isso, a prática de upcycling tem se configurado como uma ótima maneira de diminuir a geração de resíduos inúteis ou até nocivos ao meio ambiente.

Então upcycling é igual à reciclagem?

Aqui a resposta é simples: não mesmo! Apesar de as duas práticas serem sustentáveis, o processo de reciclagem ocorre quando um produto velho, que a princípio seria descartado, acaba se transformando em matéria-prima para que um novo item seja feito. Só que, nesse caso, a reciclagem envolve normalmente o gasto de energia, a aplicação de processos químicos ou a aquisição de materiais. Já no upcycling há uma reutilização direta do produto que viria a ser inutilizado, sem que sua forma ou composição sejam alteradas.

Como surgiu o upcycling?

O cenário atual das grandes metrópoles é marcado por preocupantes questões, como a degradação ambiental, o excesso de poluição e o gerenciamento ineficiente de resíduos. A fim de combater esses e outros problemas, encontrando soluções sustentáveis, a prática de upcycling surgiu e tem se estabelecido como uma alternativa eficaz para fazer do consumo consciente uma realidade.

Posso incluir o upcycling no meu dia a dia?

Se você gostou da proposta ecologicamente correta do upcycling e deseja incluí-la no seu dia a dia, comece observando qual é o tipo de lixo que tem sido gerado em sua casa. Veja o que costuma ser descartado e tente enxergar seu potencial na facilitação da rotina ou na complementação da decoração, por exemplo. O segundo passo é usar a criatividade, pensando fora da caixinha para procurar descobrir outras funções para o objeto em questão. Uma garrafa de vinho pode virar um belo vaso de flores, um escorredor de macarrão pode se transformar em uma luminária e uma caixa de leite pode se tornar um pequeno canteiro para temperos, por exemplo. Solte sua imaginação e mãos à obra!

E se eu quiser ir além da decoração?

O upcycling definitivamente não se restringe ao âmbito da decoração. Esse conceito pode se estender a muitas outras áreas da sua vida. Você pode, por exemplo, separar as peças antigas do guarda-roupa e até mesmo os itens fora de moda para tentar compor novos looks ou usá-las de maneira distinta da habitual. Uma blusa de manga comprida pode virar uma saia, uma echarpe pode virar um turbante e assim por diante. Mais uma vez a criatividade comanda!

E então, pronto para aderir a essa prática? Já teve alguma ideia brilhante para usar na reutilização dos descartes da sua casa? Comente aqui e compartilhe suas opiniões e experiências conosco!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria