Você conhece a decoração provençal?

0
1381

Romântica, charmosa, delicada. Assim pode ser definida a decoração provençal! O estilo provençal remete ao estilo de vida simples, às plantações de lavanda e ao charme europeu, tudo isso sem perder de vista a beleza e sofisticação.

As decorações provençais viveram o seu ápice na década de 80, quando viraram febre mundial. Apesar de ter estourado nesse período, o estilo provençal surgiu no século XVI, quando as famílias camponesas faziam adaptações inspiradas nas casas da corte, mas com os materiais simples que tinham à mão.

Ainda hoje, as decorações no estilo provençal fazem sucesso e, se você curte essa proposta, conheça um pouco mais sobre ela e confira nossas dicas para levar um pedaço da Provença para dentro da sua casa.

O que é estilo provençal?

O estilo provençal, como o próprio nome sugere, tem referências da Provença, região campestre do sudeste francês. Ele tem um ar clássico e retrô, mas pode ser combinado com elementos modernos sem ser descaracterizado. Uma das marcas dessa decoração é o uso de flores naturais, especialmente lavandas.

Quais são as cores usadas nessa decoração?

O branco predomina nos espaços provençais, mas nada impede que se use outras cores, desde que as nuances sejam suaves. O verde claro, o amarelo claro, o lilás, o rosa e o azul celeste também costumam integrar a decoração provençal, criando um efeito meigo e bucólico que remete ao “french country style”, que em livre tradução significa “estilo francês campestre”.

Como é a mobília provençal?

Com linhas curvas e um efeito tradicional, a mobília provençal costuma ser trabalhada, uma vez que se inspira nos móveis de época, como as cadeiras no estilo Luís XV. Antigamente, as peças de madeira recebiam camadas de gesso e cola para disfarçar desgastes e defeitos, o que dava a elas uma aparência envelhecida, porém charmosa. Atualmente, esse efeito é conseguido por meio da pátina, técnica de pintura muito comum na customização de móveis provençais.

As estampas são permitidas no estilo provençal?

Sim, principalmente as estampas florais miúdas. Elas podem ser usadas nos papéis de parede, em cortinas, vasos, colchas e capas de almofada. Flores em tons de rosa ou lilás são sempre bem-vindas nessa proposta!

Como é a iluminação nas decorações provençais?

As decorações provençais pedem uma boa iluminação, composta por lustres de cristal, castiçais de ferro ou arandelas que possibilitem a luz indireta e valorizem o tom rural presente nos outros elementos, como por exemplo, os móveis antigos, o piso de madeira, os detalhes em tecido etc. O contraste entre o rústico da madeira e a sofisticação dos cristais é o que torna o visual das casas provençais ainda mais interessantes.

O estilo provençal é feminino?

Embora o estilo provençal seja lembrado pela delicadeza e muito usado em quartos femininos, eles não se restringem a ambientes voltados para mulheres. Tal estilo pode ser usado em espaços neutros, com paredes de pedra, pisos amadeirados, móveis brancos ou beges, detalhes de ferro, peças em couro e linho. Ao invés de flores, é possível usar listras na decoração.

Gostou do artigo de hoje? Usaria o estilo provençal na decoração da sua casa? Compartilhe as suas opiniões nos comentários!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria