Você conhece a decoração nórdica?

1
3313

 

Já ouviu falar sobre o estilo decorativo nórdico? O nome pode até soar estranho, mas esse tipo de decoração tem se tornado cada vez mais conhecido no mundo inteiro e conquistado os amantes do design de interiores com seu ar clean e sofisticado. E não é para menos, afinal, a proposta é realmente linda! Quer conhecer um pouco mais sobre essa tendência decorativa? Então continue lendo o nosso artigo de hoje:

De onde vem a tal decoração nórdica?

Também conhecida como decoração escandinava, o estilo nórdico, como o próprio termo sugere, vem do norte da Europa, tendo surgido mais precisamente na Noruega, Finlândia, Suécia e Dinamarca, no século XX. As referências nórdicas na decoração estão, hoje, presentes em diferentes partes do mundo, tanto que fazem muito sucesso em terras tupiniquins, figurando dentre as principais tendências de 2015.

Quais as características dessa decoração?

O estilo nórdico mescla materiais que lembram o norte europeu com muitas variedades de artesanatos regionais. Além disso, um dos traços mais marcantes desse tipo de decoração é o uso de tonalidades neutras e detalhes que proporcionem um toque sutilmente envelhecido aos ambientes.

O estilo nórdico é essencialmente minimalista. Nele os excessos são dispensados, tendo a simplicidade como um dos pontos fortes da proposta. Móveis funcionais, peças de madeira clara, itens compactos e espaço livre para a circulação simplesmente não podem faltar nas decorações escandinavas.

Como é a iluminação nesse estilo?

Outra marca registrada da decoração nórdica é o projeto luminotécnico que conta com luz abundante e em tons mais claros. O ideal é apostar em lâmpadas brancas e potentes, além de também valorizar a iluminação natural, investindo em grandes janelas. Evite as cortinas, se puder, mas se elas forem realmente necessárias, use tecidos clarinhos e fluidos para não obstruir a passagem de luz.

Como decorar a casa usando as referências nórdicas?

  • Leve elementos naturais para dentro de casa, como plantas e madeira — e por falar em madeira, lembre-se de que, como as peças usadas devem ser claras, as melhores alternativas para os móveis e objetos decorativos são o pinho, o acre, a faia e o carvalho;
  • Valorize a simplicidade das formas e evite o uso de figuras sobrecarregadas ou o excesso de detalhes, preferindo formatos leves, limpos e suaves para garantir um efeito natural e refinado;
  • Use elementos que passem a impressão de que você acaba de se mudar, como quadros encostados no chão em vez de pregados nas paredes e lâmpadas penduradas com fios aparentes, por exemplo;
  • Abuse de detalhes vintage e clássicos, mas não dispense objetos modernos — como grandes luminárias com cores fortes, por exemplo, que servirão como pontos de contraste e ousadia no estilo escandinavo —, sempre se lembrando de que, nessa proposta decorativa, o tradicional e o contemporâneo se fundem de maneira harmônica;
  • Invista em cerâmicas e vidros de cores neutras para criar uma decoração leve, tranquila e agradável — tons super apropriados nas decorações nórdicas são o branco, o bege, o cinza e o nude.

Agora nos conte o que achou da proposta da decoração nórdica! Esse estilo combinaria com sua casa e sua personalidade? O que mais gosta nas referências escandinavas? Comente e divida suas impressões conosco!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.