Veja como montar um jardim de inverno para sua casa em 5 passos

1
1810

Com espaços cada vez mais reduzidos, as residências estão perdendo aos poucos suas áreas verdes. Dessa forma, os jardins de inverno têm se tornado tendência e conquistado os cantos de apartamentos, casas, condomínios e até mesmo de shoppings e outros lugares públicos.

Esses pequenos nichos de plantas e outros elementos naturais são maravilhosos e, além de embelezar o ambiente, trazem boas energias! Corredores, halls, áreas centrais e até banheiros ganham um tom mais natural.

Mas como montar um jardim de inverno? Você acha que é difícil? Siga nossos passos e descubra como ter o seu:

1- Defina o local do seu jardim de inverno

O seu jardim de inverno precisa ser montado em um espaço especial — de preferência, ele deve ser uma área previamente reservada em projeto de construção. Mas se você não pensou nisso antes, pode improvisar!

Os lugares mais usados para um jardim de inverno são pequenos nichos abaixo ou ao lado de escadas, corredores, sacadas, pequenas áreas externas sem utilidade, varandas, dentre outros.

Para escolher o lugar ideal, leve em consideração a entrada de luz. Isso é muito importante para que as plantas não percam sua boa aparência. Se o ambiente for muito fechado, tente facilitar a entrada de luminosidade com janelas e tetos de vidro, por exemplo.

2- Escolha as plantas certas

Depois de eleger o lugar certo para o seu jardim de inverno, é hora de escolher as espécies de plantas: elas precisam se adaptar mais facilmente a ambientes internos.

As melhores espécies para esse tipo de jardim são:

  • Palmeira Raphis;
  • Lírio da paz;
  • Cactos;
  • Espada de São Jorge;
  • Antúrio;
  • Pacová;
  • Dracena;
  • Yucca;
  • Palmeira leque;
  • Pata de elegante;
  • Costela de adão;
  • Kalanchoe;
  • Planta Pérola;
  • Suculentas;
  • Flor de maio.

3- Tenha em mãos acessórios e ferramentas de jardinagem

Para quem está na dúvida de como montar um jardim de inverno, saiba que vai ser preciso ter em mãos algumas ferramentas de jardinagem e outros acessórios importantes. Eles te auxiliarão na montagem e também na manutenção, depois que tudo estiver pronto. Criamos uma lista com as principais ferramentas utilizadas:

Os acessórios e ferramentas vão variar de acordo com o estilo e tamanho do seu jardim de inverno!

4- Decore o jardim de inverno

Na hora de decorar o jardim de inverno, você deve levar em consideração o estilo geral do ambiente. Dessa forma, ele não ficará desvirtuado e você poderá combinar elementos, como móveis e outros adornos.

Se você prefere um ambiente mais contemporâneo, pode decorar com elementos rústicos, como ferro, madeira e tijolos à mostra, por exemplo. Se optar por um espaço mais retrô e romântico, a decoração deve conter peças vintage e mais plantas com flores.

Os jardins de inverno mais charmosos geralmente contém mesinhas, bancos e poltronas como mobiliário. Mas nada impede que você utilize apenas pedrinhas, vasos, esteiras de madeira, paletes ou até mesmo um deck de madeira, sem grama, caso haja circulação de pessoas.

5- Cuide da manutenção do jardim de inverno

Um jardim de inverno bonito não aparece e permanece por milagre! Além de ser montado com atenção, ele também precisa de cuidado. Por isso a manutenção é tão importante, mesmo se você optar por plantas artificiais em vez de naturais.

Se elas forem naturais, você precisa fazer uma pesquisa prévia para saber como é a adubação e irrigação de cada espécie. Retire sempre folhas secas e outros elementos indesejados e mantenha a ordem!

Se a sua casa possui animais ou crianças, o ideal é prestar atenção nas espécies das plantas e também evitar que eles transitem perto do jardim de inverno. Isso evita que se machuquem ou que se intoxiquem com alguma espécie.

Você viu como montar um jardim de inverno é fácil? Seguindo os passos certos, é possível criar ambientes naturais incríveis em áreas internas. Se você ainda tem alguma dúvida sobre como fazer o seu, deixe aqui o seu comentário!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.