Veja como decorar a casa com aquários

0
1470

Quem é mais tranquilo e gosta de criar animais de estimação em casa sem que isso altere drasticamente a rotina dos moradores normalmente tende a apostar em bichinhos mais sossegados. Nesse caso, os peixes são excelentes escolhas. A principal vantagem dos aquários é que, além de acomodarem os peixinhos de forma segura, esses elementos ainda agregam vida e beleza aos espaços, complementando a decoração com um charme todo especial. Isso sem contar que o aquarismo ainda por cima é um hobby que traz prazer e tranquilidade para a vida das pessoas, viu? Se você tem ou gostaria de ter aquários em seu lar, confira já algumas dicas sobre como decorar a casa com aquários:

Aposte na ousadia

A decoração convencional com aquários normalmente consiste em simplesmente posicioná-los em cima de móveis da sala, como estantes, racks ou prateleiras, certo? Entretanto, essa definitivamente não é uma regra. Assim, você não só pode como deve ousar na composição, investindo em um aquário com design diferenciado e o colocando em um ambiente menos previsível, como um quarto, por exemplo. Que tal?

Considere o ambiente

O aquário deve ser posicionado em um ambiente com pouca iluminação e onde não haja incidência direta do sol, já que, com a exposição intensa aos raios solares, a possibilidade de os vidros acabarem ficando esverdeados rapidamente é maior, consequentemente demandando uma maior manutenção.

Leve em conta a décor

Se sua decoração segue a linha mais clássica e conservadora, opte por aquários redondos ou em formato de caixa. Mas se o estilo da casa é moderno, os aquários suspensos passam a ser uma ótima escolha. Para um efeito mais sofisticado, vale a pena investir em aquários planejados para servirem de divisórias de ambientes, sendo visualizados de forma mais ampla e bem interessante. O segredo é não fugir da proposta do restante dos ambientes para ter um resultado visual lindíssimo!

Crie um espaço tranquilo

Na varanda, na área, embaixo da escada, embutido na parede, na sala de leitura ou no jardim de inverno: instale um aquário e automaticamente traga maior tranquilidade ao ambiente! A integração com a natureza proporciona um ar calmo, sereno e zen para qualquer cômodo. Nesse sentido, aquários são tão eficazes quanto as plantinhas, que decoram enquanto transformam o clima de qualquer ambiente!

Cuide do seu aquário

Quem escolhe ter um aquário em casa não deve contar apenas com seu senso estético, mas também com seu senso ético aliado a muito respeito pela natureza. Afinal de contas, ali vivem animais indefesos, vidas que requerem cuidados especiais principalmente em relação à alimentação e à higienização. Nesse caso, limpezas regulares, pelo menos de 15 em 15 dias, e alimentação adequada são cuidados básicos.

Comece com opções pequenas

Por mais que você já queira logo um aquário grandão para colocar como divisória da sala de jantar para a de estar, para os que nunca tiveram um aquário em casa o ideal é começar com aquários pequenos e, se for o caso, ir aumentando a dimensão aos poucos. O recomendado é investir primeiramente em um aquário de 40 litros, tamanho suficiente para criar entre três e quatro peixes de pequeno porte.

Defina bem as espécies

Boas espécies para se ter em casa são plati, espadinha e paulistinha, especialmente para os aquaristas de primeira viagem. Esses peixinhos são bem coloridos, resistentes e dóceis. Vale ressaltar que, ao colocar mais de uma espécie no mesmo aquário, é necessário considerar a faixa de pH da água e optar por peixes que convivam bem entre si, já que algumas espécies tendem a atacar outras.

Agora que você já sabe no que precisa prestar atenção, pelo menos a princípio, para decorar a casa usando aquários, compartilhe suas opiniões conosco! Já sabe onde pretende posicionar os novos moradores da casa? Ah, e não se esqueça de assinar a nossa newsletter para continuar por dentro das novidades do universo da decoração!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria