Veja como adaptar sua casa para o clima seco do inverno

0
90

Narinas ressecadas, olhos irritados, garganta seca. Quem sofre com estes sintomas quando o clima fica seco sabe o quanto eles são desagradáveis. E o inverno é uma estação em que a baixa umidade do ar acentua este desconforto.

Além do mal-estar, essa condição climática adversa pode provocar, especialmente em pessoas alérgicas, problemas mais graves como rinite, asma e até pneumonia. Mas é possível atenuá-los, preparando a casa para o clima seco do inverno. Confira neste post algumas dicas sobre como fazer isso.

Casa sempre arejada

Especialmente para quem sofre com alergias ou é mais sensível às doenças de inverno, o ar mais seco causa extremo desconforto, como a irritação causada nos olhos e na garganta, por exemplo. Por isso, é fundamental manter os ambientes sempre arejados.

Mesmo nos dias mais frios, é importante deixar portas e janelas abertas o máximo de tempo possível. A renovação do ar pode garantir um pouco mais de conforto, mesmo com o clima seco.

Plantas para arejar

Outra forma de renovar o ar em sua casa é distribuir plantas pelos cômodos. Algumas espécies são conhecidas justamente pela sua capacidade de purificar o ambiente, pois elas regulam a umidade nos dias secos.

Entre estas espécies estão a espada de são jorge e a samambaia, entre outras. Utilizando plantas na casa você não só ameniza os problemas com o clima seco com também cria um elemento diferenciado para a decoração.

Fuja do ar-condicionado

Especialmente quando os dias estão mais frios é praticamente impossível resistir ao uso do ar-condicionado para tornar o ambiente mais agradável, não é mesmo? Pois saiba que o equipamento pode contribuir para a degradação da qualidade do ar no cômodo.

A maior parte dos modelos de ar-condicionado diminuem a umidade do ambiente. Assim, ele pode ampliar a sensação de desconforto. Se possível, reduza o tempo de uso do aparelho.

Mantenha a casa limpa

Quando já estamos com as vias aéreas mais sensíveis em virtude do clima seco, a poeira pode ser um gatilho para crises respiratórias. Ela facilita a proliferação de ácaros e fungos, que são muito desagradáveis, especialmente para as pessoas alérgicas.

Manter a faxina em dia é fundamental nesse período. E o ideal é limpar a casa de forma a não espalhar ainda mais a poeira. Você pode fazer isso utilizando o aspirador de pó  ao invés da vassoura e usando um pano úmido para a limpeza dos móveis.

Experimente usar um umidificador de ambientes

O umidificador de ar é um aparelho prático, que pode ajudar a manter a qualidade do ar durante o clima seco. É uma ótima opção para reduzir o desconforto durante esta época do ano.

Você já conhecia estas estratégias para proteger a sua casa contra o clima seco do inverno? Que tal seguir nossas dicas e garantir mais qualidade de vida para a sua família.

Lembre-se que na Casa Show você encontra tuto o que precisa para deixar sua casa pronta para passar por este período com mais conforto e saúde. Visita uma de nossas lojas e confira!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria