Veja 5 erros comuns de paisagismo que você não deve cometer em casa

0
1177

 

Veja 5 erros comuns de paisagismo que você não deve cometer em casa

Seja para deixar os ambientes mais frescos ou para embelezar a área externa, os projetos paisagísticos são um verdadeiro trunfo nas mãos de quem sonha com um imóvel mais bonito e agradável. O problema é que, muitas vezes, no ímpeto para acertar, acaba-se cometendo graves erros de paisagismo que podem comprometer o projeto como um todo. Para evitar que isso aconteça com você, listamos aqui as falhas mais comuns em relação ao cultivo de plantas em casa. Então acompanhe já nosso post:

Escolha inadequada das espécies

Desconsiderar o tamanho do espaço disponível para o cultivo, a incidência de luz, de calor e a ventilação do ambiente, bem como o estilo decorativo da casa, acaba prejudicando a escolha das plantas. Muitos leigos se baseiam somente na beleza das mudas na hora de escolher sua plantinha, no entanto, é preciso verificar que tipos de cuidado a espécie requer, pesquisar o quanto a planta cresce e perguntar sobre suas condições de sobrevivência.

Poda na hora errada

A maioria das pessoas costuma se precipitar na hora de podar a planta, por pura ansiedade ou por achar que ela cresceu mais do que devia. Eis outro erro! A regra básica de poda é que toda árvore ou arbusto só deve ser podado depois de florir pela primeira vez. Antes disso, você deve se limitar a cortar apenas os ramos secos e os galhos doentes, caso contrário, pode acabar atrapalhando o desenvolvimento da plantinha.

Uso de vasos pequenos

Outro erro recorrente — e, vale ressaltar, não menos grave — é colocar suas plantinhas em vasos pequenos demais, já que essa prática compromete o crescimento da planta, pois as raízes ficam apertadas. Com isso, a estrutura da muda não recebe os nutrientes necessários para se desenvolver forte e saudável. Vale acrescentar que, nesse quesito, o mais indicado é escolher vasos no mínimo 20% maiores do que o tamanho da planta, afinal, melhor prevenir do que remediar, não concorda?

Veja 5 erros comuns de paisagismo que você não deve cometer em casa -interior do texto

 

Excesso ou falta de rega

Nem 8 nem 80! Quando se trata da rega das plantas, é preciso apostar na moderação. Além disso, é necessário considerar o tipo de planta para, então, determinar a quantidade e a frequência da rega. Os cactos, por exemplo, armazenam a água que recebem. Sendo assim, carecem de rega apenas de 15 em 15 dias. Já as plantas tropicais devem ser regadas diariamente ou sempre que a terra estiver muito seca. Lembrando que regas em excesso também não fazem bem à planta, uma vez que umidade demais pode apodrecer as raízes.

Passar cal no tronco

Você já deve ter visto diversos troncos de árvores pintados com cal, não é mesmo? Há quem acredite que a técnica de passar cal no tronco dos arbustos e das árvores ajuda a afastar as pragas. Mas isso é um engano! Tal hábito é extremamente prejudicial ao desenvolvimento das espécies, uma vez que impede a ventilação natural, aumenta a propensão à proliferação dos fungos e atrasa o crescimento de várias espécies.

Manter um jardim bonito e bem cuidado requer certa dedicação. Ter a grama sempre aparada, as plantas regadas e adubadas é fundamental e exige não apenas tempo, mas também as ferramentas adequadas. Essas ferramentas você encontra no site da Casa Show.Clique aqui e confira!

 

Agora comente aqui e nos conte se você já sabia que essas práticas paisagísticas eram tão prejudiciais assim? Conhece outros erros de paisagismo? Compartilhe seus conhecimentos e suas impressões conosco!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria