Como utilizar bem as escadas como elemento decoração

0
1112

Quem disse que as escadas servem apenas para te levar de um andar a outro ou para te ajudar a alcançar algo que esteja no alto? As escadas fixas ou móveis podem ser um elemento incrível na decoração, além de assumirem um papel multifuncional na sua casa. Quer saber como esses itens podem embelezar sua residência? Então confira algumas dicas para decorar usando as escadas de um jeito original e charmoso. Vem com a gente!

Use a imaginação

O princípio mais importante na hora de decorar usando escadas é deixar a imaginação fluir. Não existem muitas regras ao decorar com escadas. O que vale mesmo é inovar e fazer composições equilibradas, que aliem bom gosto e criatividade. Você pode usar essa proposta em diferentes ambientes, reformar a sua escada com decoupagem, usá-la como suporte para objetos ou até mesmo transformar a parte de baixo da escada fixa em um maravilhoso jardim de inverno.

Escolha a escada certa para seu projeto

A escolha da escada deve ser direcionada pelo seu projeto de decoração. No mercado existem escadas para todos os gostos. São cores, tamanhos, modelos e materiais diferentes, portanto, você deve optar pela que melhor se adequa às suas expectativas e necessidades. Em áreas externas como a varanda, o ideal é optar por escadas de madeira, que sejam bem rústicas e informais. Nesse caso, a escada pode ser usada como um lindo expositor de plantas. Se você colocar tábuas de estante atravessando os degraus da escada, o visual fica simplesmente incrível!

Escadas pequenas, beleza enorme

As escadas pequenas, no estilo cavalete,  são compactas e minimalistas, porém o potencial decorativo é enorme. De madeira ou metal, você pode usá-las para guardar latas decorativas, equipamentos de jardinagem, uma mini horta ou pequenos vasos ornamentais. O efeito é encantador e a manutenção dessa parte da decoração é muito simples.

Abuse das escadas verticais

As escadas verticais podem assumir uma função de mobiliário no ambiente. Encostadas na parede do banheiro, elas se transformam em toalheiros super práticos e funcionais. Além de ocuparem pouco espaço, elas organizam e embelezam o espaço com muita originalidade. A depender da espessura dos degraus, você pode usar as escadas também no seu Home Office, fazendo de cada degrau uma prateleira para guardar e expor os livros.

Escada ou mesinha de canto?

Outra dica bem bacana é usar escadinhas domésticas como mesinha de canto. Leve uma dessas escadas para o seu dormitório e tenha instantaneamente um criado mudo ou uma mesa charmosa para colocar o celular, a  agenda e até elementos decorativos.

Outras sugestões para decorar com escadas

  • Use as escadas para expor enfeites, porta-retratos e outros elementos decorativos;

  • Para dar um toque alegre ao ambiente, você pode pintar a escada;

  • Abaixo das escadas fixas, você pode montar uma mini biblioteca, um cantinho de leitura, um home office ou jardim de inverno.

 

E aí, você gostou das nossas sugestões? Usaria escadas na decoração da sua casa ou acha essa proposta muito inovadora? Compartilhe suas opiniões conosco através dos comentários. Até a próxima e continue de olho no nosso blog!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria