Utensílios de cozinha: Descubras as vantagens de uma panela elétrica

0
1122

Econômicas e de fácil manuseio, as panelas elétricas são grandes utensílio de cozinha. Devido ao preço baixo na hora de comprar, a possibilidade de cozinhar de um modo mais saudável com baixo teor de gordura, requinte e exigindo o mínimo de esforço, as panelas elétricas tem se tornado mais populares.

Quão benéficas elas podem ser? Conheça mais sobre esse utensílio de cozinha e descubra quais as vantagens de uma panela elétrica!

Como funcionam?

As panelas elétricas funcionam sob o conceito do cozimento lento, o que é bem simples. Os alimentos são colocados dentro do recipiente da panela e são cozidos lentamente.

Esse cozimento pode ser feito via calor seco (como em um forno ou microondas) ou pode ser úmido (envolvendo líquido durante o processo). Com o aquecimento os alimentos liberam vapor, mas a tampa que sela a panela impede que o vapor escape, o que auxilia no cozimento. A panela então desliga ou mantém uma temperatura baixa, impedindo que a comida esfrie.

Quais as vantagens?

Comida mais saudável

Muitos dos alimentos que cozinhamos em panelas convencionais necessitam de certa quantidade de óleo para que fiquem prontos, seja para frituras ou mesmo cozidos e ensopados. Ao usar uma panela elétrica, você não precisa adicionar óleo, o conteúdo não grudará — visto que há bastante umidade em seu interior — e ainda sairão prontas para ir à mesa. Garantindo sabor de uma maneira muito mais saudável.

Maior economia

Panelas elétricas, principalmente os modelos atuais, são muito econômicas. Mesmo sendo comparadas com fogões e fornos elétricos, ou a gás. Elas utilizam apenas 100 watts de eletricidade, o que economiza cerca de 75% de energia em relação aos convencionais. Garantindo um dinheiro a mais no fim do mês.

Poupam tempo

Uma das principais atrações das panelas elétricas é sua praticidade. Quando você cozinha em panelas convencionais ou vai em buscas de receitas, muitas delas exigem pré-preparo para que os alimentos fiquem cozidos de determinada maneira.

Para muitos pratos na panela elétrica no entanto, em especial sopas e ensopados, você realmente pode apenas jogar todos os ingredientes dentro e pronto. Sem contar que você não precisa ficar mexendo ou vigiando a panela, sobrando tempo para a execução de outras atividades. Uma mão na roda para quem mora sozinho.

Sem sujeira

Ao fazer um almoço ou jantar, por mais simples que sejam, muitos recipientes e panelas acabam ficando sujos. Com uma panela elétrica você utilizará menos da metade dos utensílios de cozinha que seriam usados no método a gás, sem contar que não haverá restos de comida grudados ou queimados, dificultando o processo de limpeza.

Só é preciso retirar o recipiente antiaderente da base e lavá-lo diretamente na pia. Muitas vezes, um pano úmido resolve o problema.

Mais sabor

A maioria dos alimentos que cozinham lentamente, tem seus sabores mais acentuados. Uma vez que os alimentos cozinham em seus próprios líquidos, o sabor fica mais realçados.

Um outro benefício é que a perda de nutrientes é menor se comparada ao cozimento convencional. Ter saúde sem perder o sabor é uma ótima combinação!

Enquanto a panela elétrica não é adequada para todos os pratos e receitas, muitas são as vantagens que elas oferecem. Estas são apenas algumas das muitas razões pelas quais cozinhar com uma panela elétrica faz todo o sentido.

Este post esclareceu as suas dúvidas? Não deixe de comentar aqui embaixo e inclua uma panela elétrica no seu chá de panela!

 

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria