Tudo que você precisa saber sobre instalação do ar-condicionado

1
1113

Em um país tropical como o Brasil, os verões são intensos na maioria das regiões, por isso nada mais útil que um ar-condicionado para amenizar o calor. Contudo, é necessário garantir boa instalação do ar-condicionado, como também cuidar de sua manutenção.

Para te ajudar na hora da instalação do ar-condicionado preparamos algumas dicas, confira!

Funcionamento do ar-condicionado

O funcionamento do ar-condicionado é parecido com o de uma geladeira, ou seja, um gás no interior do aparelho absorve o calor do ar que foi retirado do ambiente, gerando a desumidificação do ar que tira bolor, poeira, odores, bactérias e outras partículas suspensas no ar.

Atualmente o tipo de aparelho mais usado é o split, que, mesmo com as suas vantagens, tem alguns detalhes a serem observados na instalação.

Capacidade do ar-condicionado

A fim de escolher um aparelho que funcione adequadamente, é necessário levar alguns fatores em consideração, como a área do ambiente, a incidência de sol sobre esse ambiente, a quantidade de pessoas e o número de aparelhos eletrônicos nesse ambiente.

Conhecendo todos esses fatores, o cálculo da potência ideal é realizado e o resultado é dado em BTU, que é a unidade de medida utilizada para determinar a potência de refrigeração do ar-condicionado. Com esse número em mãos, basta procurar o aparelho que tenha a potência mínima para o ambiente que você escolheu.

Cuidados especiais com o ar-condicionado na cozinha

Qualquer ambiente pode receber o ar-condicionado, inclusive a cozinha. Porém, cuidados especiais têm que ser tomados, como o uso da coifa, pois ela vai garantir que o cheiro e a gordura do preparo de alimentos não se deposite no filtro do aparelho. Também é recomendada a opinião de um especialista na hora de calcular a capacidade do equipamento que será utilizado, por conta do calor do fogão.

Instalação do ar-condicionado split

Para a instalação do ar-condicionado split é necessário um profissional qualificado e alguns serviços de alvenaria, pois o aparelho tem duas partes que tornam o trabalho um pouco mais complexo. A ligação entre a parte de dentro (evaporador) e a parte de fora (condensador) é feita por tubos e fios, então planeje bem onde o aparelho será instalado, pois quanto menor a distância entre as partes, mais economia em tubos e fios.

Desempenho do ar-condicionado

Para que o seu ar-condicionado não trabalhe em excesso e não tenha rendimento baixo, é preciso tomar alguns cuidados. Portas, janelas e persianas têm que estar fechadas para impedir a troca de calor com outros ambientes.

Não troque da função “resfriar” para a função “aquecer” de repente. Em vez disso, espere pelo menos três minutos com o aparelho desligado e só então mude as funções.

Quando o aparelho estiver na função de resfriamento, direcione a saída de ar para cima, mas direcione-a para baixo, caso a função de aquecimento esteja selecionada.

Limpeza de seu ar-condicionado

Antes de qualquer ação de limpeza, desligue o ar-condicionado da tomada. Para os modelos em que o filtro pode ser lavado, utilize água com sabão neutro e, então, seque bem. Já para filtros HEPA e de carbono use apenas o aspirador de pó.

Fazer a limpeza do seu ar-condicionado periodicamente, além de garantir a qualidade do ar, também aumenta o rendimento do equipamento.

Se você gostou do post, não pode deixar de ler nosso outro artigo sobre as 7 maneiras de refrescar a casa durante os dias quentes de verão.

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria

Comments are closed.