Tipos de piso para cada ambiente da casa

0
727

Casas têm seu estilo e sua personalidade, assim como seus cômodos. Cada cantinho tem sua decoração e especificações adequadas, e com o piso não poderia ser diferente. Ambientes diferentes precisam de cuidados diferentes. Com a escolha correta do piso, o lugar vai ficar bonito; a limpeza, mais fácil; e o aconchego, garantido.

Existem vários tipos, tamanhos, cores e materiais de piso. Mas você deve pensar não só na estética, mas também na funcionalidade, no clima e no que a sua casa pede. O piso pode esquentar ou esfriar o lugar, além de dar a sensação de que o espaço é maior ou menor.

Para que essa tarefa seja mais fácil, você pode dividir a casa em duas áreas: molhada e seca.

Áreas molhadas

As áreas molhadas compreendem a cozinha, o banheiro e a área de serviço. Como o próprio nome já diz, o piso desses ambientes entra em contato com água constantemente e precisa de materiais que não absorvam líquidos.

Na cozinha e na área de serviço, é recomendável utilizar pisos resistentes e duráveis, como os frios – porcelanato, granito, cerâmica e mármore.

O banheiro precisa de um cuidado a mais, pois também tem o problema do mofo. Os pisos recomendados são o porcelanato esmaltado ou as pastilhas, pois esses tipos têm poucos poros e não deixam o lugar úmido.

 

Áreas secas

Nas áreas secas, estão as salas e os quartos. O piso desses cômodos não deve entrar em contato constante com líquidos.

As salas também podem ter piso frio como as áreas molhadas; porém, a melhor escolha para um ambiente mais agradável é o piso laminado.

Nos quartos, esqueça o piso frio. Já pensou acordar no inverno, colocar o pé no chão e sentir tudo gelado? Não é muito agradável. Aposte também no piso laminado ou no de madeira.

Os pisos também podem dar a impressão de que o ambiente é maior ou menor. Em ambientes pequenos, use pisos de dimensões maiores, claros, de forma inteiriça. Em ambientes grandes, está liberado o uso de pisos médios ou pequenos e a mistura de cores claras e escuras.

 

Agora é só decidir qual o piso ideal para a sua casa, entrar no site da Casa Show e escolher!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria