Tipos de lâmpada: conheça e saiba qual comprar

0
416

Muita gente fica perdida na hora de escolher o tipo de iluminação para determinado cômodo da casa e, em meio a tantas opções e modelos, acaba optando por aquela mais barata ou com design mais simpático.

Bem, se você se enquadra nesse perfil, sentimos dizer que está bastante enganado. As lâmpadas não são apenas um objeto de decoração ou de iluminação – cada tipo tem seus prós e contras e funcionam melhor em diferentes propostas e espaços da casa.

Quer saber mais? Conheça os tipos de lâmpadas e acerte na hora da compra!

Lâmpadas Incandescentes

Mais populares e baratas, ainda estão presentes em grande parte das casas. Trata-se daquelas lâmpadas de luz amarela e duram até mil horas, vida média pequena se comparada a outros tipos.

Apesar do preço mais baixo, elas possuem baixa eficácia quando comparada a outras lâmpadas do mercado, devido ao fato de converterem a maior parte da eletricidade em calor – apenas 5% a 10% da energia é convertida em luz propriamente dita.

Lâmpadas Fluorescentes

Lâmpadas artificiais mais utilizadas no mundo, são econômicas e normalmente encontradas em instalações comerciais e industriais, cozinhas e escritórios. Possuem vida útil de, em média, oito mil horas e estão disponíveis no mercado em três tipos: compacta, tubular e PL.

Lâmpadas de LED

São consideradas as lâmpadas mais modernas do mercado e a opção mais ecologicamente correta, já que tem consumo elétrico baixo – a redução de energia pode chegar a até 90% – e durabilidade incomparável, com cerca de 50 mil horas de vida útil.

Ainda não são tão populares por terem o preço um pouco mais elevado – custo, no entanto, que se colocado na ponta do lápis, acaba compensando pela economia em longo prazo.

Lâmpadas de Filamento

São encontradas geralmente nos tipos incandescentes ou de LED e se destacam pelo design incrível – conhecidas também como lâmpadas de filamento de carbono, possuem uma espécie de desenho dentro do bulbo de vidro, o que dá um design diferenciado e arrojado.

A vida média dessas lâmpadas é de duas mil horas, e a maioria dos modelos é dimerizável, ou seja, permite a regulagem da intensidade do brilho.

Lâmpadas Halógenas

Possuem funcionamento parecido com o das lâmpadas incandescentes, mas são mais potentes, já que recuperam o calor liberado pela lâmpada, reduzindo a necessidade de energia elétrica.

São ideais para destacar a decoração com iluminação direcionada, o que valoriza objetos ou pontos de destaque, e muito utilizadas em luminárias de trilho.

Esse tipo de lâmpada já pode ser encontrado em versões até 60% mais eficazes que as tradicionais e também com tempo de vida útil superior, que pode atingir até cinco mil horas de utilização.

Fitas e Mangueiras de LED

 

São utilizadas, geralmente, de forma decorativa, proporcionando uma iluminação agradável e bastante moderna. Podem ser encontradas em várias cores e são até 80% mais eficazes que as lâmpadas incandescentes, o que resulta em economia e redução significativa de emissão de carbono na atmosfera.

Agora que conhece os tipos de lâmpadas, qual prefere para o seu lar? Visite a Casa Show e encontre uma variedade enorme de produtos para iluminação, com os melhores preços e ofertas!

 

 

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria