Tinta lousa, metalizada e outras: conheça as tintas especiais

0
277

Se pintar as paredes sempre garantiu vida nova à decoração de qualquer ambiente, agora a pintura vai além e pode significar muito mais que apenas mudar a cor da superfície.

Explicamos: hoje, no mercado, é possível encontrar tintas que permitem desde a criação de uma textura simples à sensação de que a parede é revestida com outro material, como o mármore ou a madeira.

As opções são variadas, e o melhor: os processos costumam ser simples, ou seja, você mesmo pode colocar a mão na massa. Quer saber mais? Conheça os tipos de tintas com efeitos especiais e inove na decoração de sua casa!

Tinta lousa

Muito em voga na decoração, a parede com tinta lousa é uma ótima opção para quem quer deixar a casa mais alegre e personalizada. Funcional, a tinta lousa pode ser utilizada não só nas paredes, mas também em portas e móveis.

O efeito lousa, na verdade, nada mais é do que a utilização de tinta acrílica fosca, que permite a aderência do giz, que pode ser retirado com um pano umedecido com água. Qualquer tonalidade pode ser utilizada, embora o efeito lousa é garantido mais com o uso da cor preta e nas tonalidades escuras – afinal, os gizes são claros.

Quer saber mais como decorar com tinta lousa? Ensinamos tudo aqui.

Tinta Magnética

As tintas magnéticas são ótimas alternativas para inovar na decoração, transformando paredes ou parte delas em quadros de avisos, sem precisar furá-las.

Este tipo de tinta trata-se, na verdade, de uma base imantada na cor cinza, chamada de fundo magnético. Depois de aplicada na parede, a tinta magnética deve ser coberta com tinta acrílica de qualquer cor.

Importante: para uma melhor imantação, devem ser passadas várias demãos da tinta magnética, geralmente de duas a quatro. Quanto mais a quantidade de camadas, maior a capacidade de fixação dos ímãs. Veja mais dicas sobre esse tipo de tinta aqui.

Tinta Metálica

Já bastante utilizada em móveis e acessórios, a tinta metálica pode ser também utilizada em paredes, deixando o ambiente bastante ousado e requintado.

Na hora de pintar a parede para um acabamento satisfatório, é indicado a utilização de um primer com a cor semelhante ao tom metálico escolhido.

Tintas que imitam tecidos

Hoje é possível ter uma parede com efeitos de tecidos como linho, camurça e até jeans. Para isso, escolha uma tonalidade de tinta com textura em gel na cor azul fosco e aplique de duas a três demãos. Depois, passe uma escova de cerdas macias no sentido horizontal, em toda a superfície, e depois no sentido vertical. Repita esse processo até que o resultado fique como deseja!

Quer um passo a passo mais detalhado para conseguir o efeito jeans? Confira o tutorial preparado pela Tintas Coral.

Outros materiais

Já pensou ter uma parede que dê o aconchego da decoração de madeira, a contemporaneidade do revestimento de concreto ou então o luxo das pedras naturais?

Pois tudo isso também pode ser conseguido com o uso de tintas! A tinta ‘Efeito Mármore’ imita mármore, concreto, madeira ou bambu, dependendo do modo como for utilizada.

Quer deixar a sua parede com a imponência do mármore? Veja o tutorial preparado pela Suvinil.

É possível ainda encontrar no mercado tintas para dar efeito craquelado, envelhecedor, de palha… é só escolher a que melhor combina com a sua decoração e deixar a criatividade rolar!

E você, gostou das opções? Que tal ousar na decoração de sua casa? Passe na Casa Show e encontre tudo o que precisa para inovar a pintura do seu lar!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria