Tijolos à vista dentro de casa: saiba como usar

0
1775

Uma parede de tijolos à vista pode ser o item de decoração que faltava em sua casa. Estiloso, moderno, aconchegante, rústico: a lista de adjetivos atribuídos a este tipo de material é infindável. Mas como uma única parede pode reunir tantas características que às vezes até são contrastantes? Esta é uma das dúvidas que pretendemos responder com este post!

A ideia de manter uma parede de tijolos à vista no interior de casa pode parecer estranho nos primeiros momentos, mas os resultados estéticos são impressionantes. Se você sempre achou o material interessante, mas tem dúvidas de onde poderia colocá-lo – e de que forma poderia inseri-lo no ambiente para harmonizar com o estilo de sua casa – continue a leitura!

Diferencial decorativo: paredes de tijolos à vista no interior da casa

Se, durante uma reforma na sua casa, você descobrir uma parede de tijolos, saiba que este pode ter sido o grande achado para a decoração de seus ambientes. Ao invés de revesti-las, uma opção muito interessante é manter a parede assim, descoberta mesmo. Sejam cômodos inteiros com tijolos à vista ou apenas uma única parede, esta é uma alternativa para dar um up no espaço com boas chances de que o resultado final seja harmonioso. Isto porque a parede de tijolos à vista, apesar de impactante, possui – normalmente – um tom neutro que se adapta bem às diferentes possibilidades de mobília que você possa ter em sua casa.

Se o tom natural dos tijolos não se adaptar bem ao resto do ambiente ou não for de sua preferência, uma dica é apostar na pintura por cima da estrutura original, de forma a aproveitar o formato e a textura, porém sem ter que abrir mão da coloração que te agrada.

Caso suas paredes não sejam feitas de tijolos ou você não queira deixar suas paredes sem revestimento, uma alternativa é buscar materiais que imitam a aparência de tijolos à vista. Neste sentido, a cerâmica é uma boa aposta.

Na hora de escolher um local para aplicar a dica, considere a umidade

Uma parede de tijolos à vista passa uma sensação automática de aconchego, característica mais que desejável na hora de decorar uma casa. Porém, este tipo de parede pode não funcionar muito bem em ambientes úmidos ou alagadiços, uma vez que o rejunte pode escurecer. Sim, realizar uma boa limpeza pode resolver o problema – porém, é preciso estar alerta. Ao optar por tijolos à vista em lavabos, áreas externas ou cozinhas, as chances de trabalho extra na hora da faxina são prováveis.

Sugestões para quartos, salas e escritórios

Quanto falamos de paredes à vista em quartos e salas, não há contraindicações. Uma sugestão interessante é escolher apenas uma das paredes para aplicar a estratégia e deixar as demais com o revestimento de sua escolha. Com esta dica, a parede diferenciada automaticamente chamará a atenção, por isso o mais indicado é escolhê-la a dedo para melhor aproveitar o realce.

No caso de um quarto, por exemplo, uma estratégia charmosa é escolher a parede de cabeceira da cama para ficar com os tijolos à vista. Quando o cômodo eleito for a sala, os tijolos podem demarcar a área ocupada por uma lareira (se for o caso) ou corresponder a uma parede com janelas maiores, na qual fica a televisão ou algum outro objeto central.

Para os escritórios, uma ideia é deixar todas as paredes com tijolos à vista. Além de serem uma excelente forma de decorar de forma atual e quebrar a mesmice dos ambientes, paredes com este estilo não são pontos de distração indesejados para um cômodo de estudo ou trabalho.

E você, já tinha ouvido falar desta ideia inovadora de decoração? Que tal considerá-la na hora de reformar a casa e deixar seus espaços mais aconchegantes e cheios de estilo?

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria