Tijolos de vidro na decoração: saiba como usar

0
2271

O tijolo de vidro, também conhecido como bloco de vidro, é um material de construção que tem modificado as decorações modernas. Ele pode ser encontrado em diversos tamanhos e espessuras, com acabamentos translúcidos ou transparentes, lisos ou ondulados. Este tipo de tijolo agrega beleza e sofisticação aos ambientes, além de ser super acessível e de fácil instalação.

Quer saber como usar os tijolos de vidro na decoração da sua casa? Então leia o post completo e confira mais sobre o assunto!

Por que usar os tijolos de vidro?

Que eles são bonitos, ninguém pode negar. Mas você sabia que estas peças são funcionais? Os blocos de vidro auxiliam na luminosidade natural do ambiente, viabilizando a entrada de luz nos cômodos que eles integram. Como se não bastasse, eles são simples de limpar e não demandam manutenção. Outro detalhe importante é que estes blocos ajudam  no isolamento acústico.

Versatilidade total

Os tijolos de vidro são muito versáteis e democráticos por combinarem com qualquer estilo de decoração, desde a mais clássica até a mais inovadora. Esse material confere um efeito clean ao ambiente e cai bem como divisórias de diferentes cômodos. Basta usar de muita imaginação, bom gosto e equilíbrio.

Um charme a mais para os banheiros

Os blocos de vidro nos banheiros ficam definitivamente incríveis! O ideal é escolher os transparentes, com textura menos elaborada. Uma boa dica é usar os tijolos de vidro em uma das paredes do Box ou até mesmo em todas elas. Uma “falsa janela” do lado da banheira também fica linda e harmoniosa na decoração. Vale enfatizar que a transparência aqui não é um problema, uma vez que os tijolos de vidro mantêm a privacidade do espaço.

Divisórias de ambiente

Um dos usos mais tradicionais dos blocos de vidro é justamente na separação dos ambientes. De fato eles podem substituir, sem prejuízos, as paredes convencionais. Mas lembre-se: a estratégia funciona apenas quando essas paredes não são estruturais! Uma opção bacana é apostar nas divisórias curvilíneas, já que o design fica mais moderno do que as paredes retas.

Efeito de luz na cozinha

As cozinhas ficam muito mais bonitas e agradáveis com a luminosidade proporcionada pelos blocos de vidro. Eles podem ser usados em “falsas janelas” superiores e também como base e detalhe de bancadas. O efeito fica maravilhoso!

Beleza e equilíbrio para a sala

Na decoração das salas, os tijolos de vidro podem incrementar a parede ao fundo do sofá ou até mesmo dar um toque diferente às escadas. Uma boa ideia é contrastar a transparência dos vidros com o verde das plantas. Opte por vasos grandes de chão e tome cuidado para não pesar nas proporções. Prefira o equilíbrio!

Blocos de vidro: composição indicada para fachadas e varandas

Os tijolos de vidro são super bem-vindos na decoração de fachadas e varandas. Nas fachadas, a melhor pedida é inserir os tijolos de vidro em projetos de arquitetura moderna e futurista, principalmente quando houver linhas curvas. Já nas varandas, os tijolos de vidro fazem um contraponto bacana com o rústico dos decks e plantas.

Fornecendo luminosidade e charme aos ambientes, os tijolos de vidro são versáteis e podem compor bem qualquer espaço da casa, desde que observados as regras de proporção e equilíbrio e o estilo do restante da decoração. Você já conta com esta peça decorativa em algum cômodo do lar ou pretende aplicá-la? Não se esqueça de dividir conosco suas dicas e projetos para incorporar os blocos de vidro nos interiores!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria