Das terras do sol nascente: inspire-se para uma decoração no estilo oriental

0
1039

As decorações étnicas estão cada vez mais em alta, e o estilo oriental se destaca bastante nos projetos modernos de decoração. Seja nos objetos místicos da Indonésia ou nas cores vibrantes da proposta chinesa, esse tipo de decoração é bonita, inusitada e agrega ao ambiente um ar de relaxamento e tranquilidade.

Quer descobrir como levar um toque das terras do sol nascente para dentro da seu lar? Então confira nossas dicas para montar um espaço harmônico e cheio de personalidade contendo referências orientais!

Em que lugar você vai se inspirar?

Antes de qualquer coisa, defina que país você usará como referência para sua decoração – afinal, não é bom misturar influências étnicas. O ideal é escolher um conceito e segui-lo. Se o seu objetivo for criar uma décor tradicional chinesa, o mais recomendado é usar e abusar dos tecidos coloridos, detalhes metalizados, poltronas aveludadas, porcelanas e dragões típicos da cultura da China. Os tons de vermelho, preto e dourado são predominantes.

Caso a sua inspiração seja o Japão, a decoração deve ser mais sofisticada e sóbria, sendo que as cores e estampas precisam ser menos vibrantes. Os leques, motivos florais, cerejeiras e pássaros são recorrentes nessa proposta. Cumpre acrescentar que essa decoração é equilibrada e sem excessos. Se a sua decoração for baseada em países como Indonésia e Tailândia, no entanto, a composição deve ser mais rústica e mística, composta por cores quentes, objetos de madeira e móveis de fibras naturais, como palha, bambu e rattan.

Crie ambientes voltados para o relaxamento

As decorações orientais remetem ao equilíbrio e relaxamento, típicos da cultura local. É por isso que normalmente são criados espaços de relaxamento dentro dessa proposta. Alguns elementos tradicionais nesse contexto são as poltronas, tatames, futons, camas chinesas, almofadas e banquinhos. Os revestimentos de linho e algodão também aparecem com frequência.

Unindo beleza e funcionalidade

As residências orientais costumam ser bonitas e práticas e, como se não bastasse, apresentam uma arquitetura muito característica. Para traduzir a beleza e funcionalidade dessas casas, escolha artigos decorativos únicos. Além disso, opte por elementos que dialoguem entre si. Vale ressaltar que salas e quartos com decorações orientais estão super em alta!

Use as tradicionais luminárias chinesas

Escolha luminárias claras com cúpulas arredondadas para incrementar o ambiente. Essas luminárias podem ser encontradas facilmente no mercado e estão disponíveis em diferentes materiais, de papel a vidro. Existem opções para todos os gostos e bolsos.

Dicas extras para compor uma decoração oriental incrível

  • Quanto mais almofadas, melhor! Na proposta chinesa, opte por tecidos nobres com toque metalizado. Já na decoração japonesa, escolha tecidos mais delicados;

  • Prefira peças minimalistas na mobília. Quando o assunto são os vasos, porém, eles podem ser mais detalhados;

  • Objetos multifuncionais são bem-vindos, pois na decoração oriental não deve haver excessos. O espaço deve ser muito bem aproveitado;

  • As porcelanas chinesas estão fazendo mais sucesso do que nunca;

  • Peças de antiquário, com um toque milenar, caem super bem na decoração oriental;

  • O bonsai agrega charme, vida e beleza a essa decoração. Aposte na plantinha!

E aí, se inspirou para decorar a casa com um toque oriental? Você já é um fã deste estilo? Deixe seu comentário!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria