Ter uma horta em casa é tudo de bom!

0
1509

Para ter uma hortinha, você não precisa de muito espaço. Pode ser feita até em apartamento,  basta ter um lugarzinho que fique sempre ensolarado de 4 a 5 horas por dia. Pode ser na varanda, na área de serviço ou na janela da cozinha. Cultivar uma hortinha é garantir hortaliças, ervas e temperos fresquinhos e sem agrotóxico, além de dar um toque todo especial às suas receitas.

 

Gostou da ideia? Esse post mostra o passo a passo para você fazer sua mini horta.

 

 

Bom, para começar, escolha o que vai plantar. Entre as hortaliças, alface e coentro são ótimas opções para plantio com sementes. Se preferir temperos, a cebolinha, salsinha e o hortelã sempre fazem bonito em qualquer receita e são usados para plantio com mudas.  Plantar ervas como manjericão, alecrim e erva-doce também é uma boa ideia e vão deixar um aroma especial na sua casa.

 

Muda ou semente separada, é hora de decidir onde plantar. Temos duas sugestões: vasos ou floreiras. Ambos devem ter furos no fundo para drenar a água. O próximo passo é forrar o vaso ou  floreira com argila expandida e acima colocar uma camada fina de areia de obra, sem ultrapassar 1/3 do vaso – essa mistura ajuda na drenagem e evita que nutrientes da terra escorram com a água.

 

 

Agora, forre 2/3 do vaso com terra orgânica e plante as mudas, deixando um espaço entre elas. Logo após, cubra com terra para acomodar as mudas e cobrir a raiz. Não pressione a terra com força, pois,  se ficar muito compactada, compromete o crescimento da planta.

 

Se você optou por sementes, a diferença de plantio é a quantidade de terra. Depois de colocar a drenagem (argila expandida e areia), preencha todo vaso com terra, faça pequenas covinhas com os dedos e insira as sementes.

 

Plantinhas no vaso, escolha um local que bata um solzinho e cuide da sua horta regando de uma a duas vezes por dia. Tenha cuidado para não encharcar demais a terra, a planta pode apodrecer. Aqui, o ideal é manter o solo úmido sem exageros.

 

 

Pronto! Em poucos dias sua horta estará linda, toda verdinha e você poderá colher temperos e ervas fresquinhas para preparar receitas deliciosas e com um sabor todo especial. Sem contar que, cuidar das plantinhas é uma terapia. Sem dúvida vai te fazer muito bem ter esse contato com a terra e com a natureza.

 

 

 

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here