Tendência half painted: saiba como fazer

0
2176

Se renovar a pintura dá novos ares à decoração de qualquer ambiente, imagine então se você deixar a mesmice de lado e pintar uma parede pela metade, em duas cores?

Pois isso é o que propõe o half painted walls, tendência na decoração do mundo todo. Como o próprio nome diz, a técnica consiste em pintar uma parede pela metade, deixando a superfície com duas cores diferentes.

O resultado é moderno e lindo, além de possibilitar a combinação de uma variedade enorme de cores. Vale misturar um tom neutro com um mais forte, tom sobre tom, qualquer cor com a pintura branca tradicional… e o legal dessa tendência é que você não precisa se prender apenas à pintura horizontal; se preferir, faça a combinação na vertical ou diagonal.

Aliás, a sua parede também não precisa ser dividida exatamente pela metade. A linha divisória entre as cores pode ficar mais próxima do teto ou ser uma faixa larga próxima ao rodapé: quem irá definir a altura é você.

Quer ousar na decoração com a tendência half painted walls? É fácil, confira o passo a passo!

Primeiro passo

Primeiramente, forre o chão com jornal, lona ou papelão. Em seguida, proteja móveis, maçanetas, teto e rodapés.

Segundo passo

Se a sua parede já estiver preparada para receber a pintura, apenas meça com uma trena o local e a altura em que deseja dividir a parede. Use um lápis para fazer a marcação e passe fita crepe azul ou fita própria para tinta para delinear o traço – esses materiais evitam que a tinta ultrapasse ou borre os lugares demarcados. Se possível, utilize um nivelador para deixar a linha bem reta.

Terceiro passo

O processo é o mesmo usado na pintura de uma parede inteira (ensinamos o passo a passo aqui). A dica, nesse caso, é começar a pintura pela parte de cima – assim, se houver respingos, é possível limpar e não estragar a outra metade da superfície.

Quarto passo

Após o processo, deixe a tinta secar por pelo menos quatro horas. Se o dia estiver chuvoso, o ideal é deixar o produto secar por até oito horas.  Depois, aplique mais uma demão e respeite o tempo de secagem.

Quinto passo

Com a pintura finalizada, retire a fita crepe assim que a tinta estiver seca ao toque. Dica: não espere a secagem total da tinta para não danificar a pintura.

Se necessário, retoque as bordas da linha com uma trincha.

Sexto passo

Com a tinta da parte superior bem seca, coloque a fita na superfície pintada para delimitar a divisão das cores e repita o processo na parte inferior.

Pronto: aí está a sua parede novinha e cheia de personalidade!

Dicas Show!

Tem medo de arriscar e deixar o ambiente pesado? Use um tom neutro com outro mais escuro ou chamativo, a combinação é certeira!

– Que tal misturar tendências? Utilize uma cor forte em combinação com metade da parede em cimento queimado, ou então faça a metade da parede inferior com tinta lousa.

– Está em dúvida em relação à altura da linha divisória? Um ótimo truque é observar a altura dos móveis (pelo menos o mobiliário mais baixo) e incluí-los na metade inferior, ou seja, delinear a divisão acima da altura dos móveis. A estratégia evita conflito de linhas ou do campo visual.

– Está com o orçamento apertado e a pintura da sua parede ainda está boa? Pinte apenas uma parte da superfície e renove o ambiente gastando pouco!

Gostou da tendência? Visite a Casa Show e encontre tudo o que precisa pra renovar a pintura da sua casa com economia e qualidade!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria