Qual deve ser o tamanho ideal de um banheiro?

0
1427

No projeto de uma casa, o banheiro é, muitas vezes, subestimado, ficando só com o espacinho que sobra da ocupação do restante dos cômodos. Com isso, é muito comum que se tenha banheiros apertados e mal projetados, que acabam destoando do resto da residência. Mas o ideal é que o banheiro seja um local marcado pela privacidade e pelo conforto, ou seja, suas medidas devem ser bem pensadas. Quer saber que tamanho deve ter o banheiro da sua casa? Então continue lendo o nosso artigo!

Um ou dois banheiros?

Se você prioriza comodidade, o ideal é que a casa tenha dois banheiros: um social e uma suíte, sendo que eles podem até ter as mesmas medidas. O tamanho comum de banheiros de imóveis de médio padrão é de 3m x 1,20m, mas, com imóveis cada vez mais compactos, você pode encontrar banheiros bem menores, de 1,20m x 2,20m, por exemplo. Vale destacar que ter dois banheiros em casa facilita a rotina, já que possibilita que mais de um morador use suas facilidades ao mesmo tempo, sem fila.

Banheiro pequeno ou grande?

Se o banheiro for pequeno demais, pode trazer um certo desconforto para o uso, além de comprometer a funcionalidade. Por outro lado, se ele for muito grande, o problema é que a limpeza e a manutenção podem se tornar bem mais complicadas. Nesse caso, o mais indicado é escolher um tamanho moderado, que atenda às suas necessidades, sem sobrar nem faltar. Considere a quantidade de pessoas que o usarão, se há deficientes dentre os moradores, se você planeja incluir uma banheira no projeto e assim por diante. E mantenha em mente que, de um modo geral, o tamanho 3m x 1,50m é mais que suficiente.

Há um tamanho mínimo?

Um banheiro de 2,70m x 1,30m é pequeno, mas funcional, desde que o box tenha 90cm x 1,30m. Os espaços laterais das privadas devem ter, no mínimo, 30cm, para que as pessoas circulem. Já o intervalo entre o vaso sanitário e a parede da frente deve ser de pelo menos 60cm e a bancada precisa ter, em média, 80cm x 50cm. A porta de entrada deve ter 60cm de largura, mas se houver deficientes físicos na casa, ela precisa ter entre 80cm e 90cm.

Casa já pronta com banheiro pequeno?

Não precisa mudar de casa se seu banheiro é pequenininho. Basta adotar algumas estratégias para aproveitar melhor o espaço e fazer esse ambiente parecer maior do que realmente é. Projete um gabinete para ficar em baixo da bancada, use nichossuspensos para organizar os cosméticos, invista em caixas organizadoras e bandejas para colocar as miudezas, elimine excessos, guarde perfumes no quarto em vez de colocá-los no banheiro e procure manter a organização do ambiente. Para completar, invista em um grande espelho e pinte o teto e as paredes com cores claras. Os revestimentos de banheiros pequenos também devem ser preferencialmente clarinhos, para criar a sensação de amplitude.

Agora que certamente ficará mais fácil definir o tamanho dos banheiros da sua casa, comente aqui e nos conte sobre as medidas dos seus banheiros! Acha que são suficientes para as necessidades da família? Conhece outros truques para ampliar esses ambientes? Compartilhe suas experiências e sugestões conosco! Participe!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria