Souvenir em cena: decore sua casa com lembranças de viagens

0
1788

Se você um cidadão do mundo, que adora viajar e trazer recordações na mala,  sua casa deve ser repleta de souvenirs. Há quem diga que a prática de colecionar souvenirs beira o mau gosto e que as lembrancinhas de viagem estão longe de ser elegantes. A gente discorda, afinal, seu lar deve ter espaço para as coisas que você gosta – basta saber compor a décor! Pensando nisso, preparamos um post especial com ideias bacanas para decorar a casa usando os souvenirs. Vem com a gente!

Na hora de escolher o souvenir, pense na sua decoração

Pode ser que seus olhos brilhem diante de uma lembrança grande e chamativa, que dificilmente vai combinar com a sua decoração. Isso deve ser avaliado antes da compra do souvenir, até porque, se você decidir comprar uma peça grande e diferente, ela pode ficar sem lugar na sua mala e na sua casa. Sempre opte por lembranças que dialoguem com a sua decoração e possam ser expostas. Caso escolha um objeto inusitado, já planeje onde ele vai ficar e, se for necessário, reorganize os outros souvenirs em função da nova peça.

Em lugares estratégicos

Existem várias possibilidades para decorar usando souvenirs mas, para que a composição fique harmoniosa e elegante, as peças devem ser estrategicamente posicionadas. Na parede, no aparador, na mesinha de canto…não importa! O importante é que o visual fique bonito e equilibrado.

Alie estética e cultura

Andando pelas ruas de cidades dentro e fora do Brasil, você vai encontrar lembranças simples, pequenas e baratinhas, mas também vai achar souvenirs mais caros e elaborados, feitos com cristais, cerâmica e vidro. O preço não deve ditar a sua escolha, mas a beleza da peça sim. Escolha objetos que traduzam a cultura local e que ao mesmo tempo tenham uma boa estética. Para decorações mais clássicas, opte por souvenirs de ferro, vidro e cristal. Nas decorações rústicas, você pode escolher peças de sisal, madeira e cobre. Já nas propostas étnicas e modernas, você pode usar e abusar das cores.

Sem poluição visual

A disposição dos souvenirs depende dos gostos pessoais de cada um. É fundamental, no entanto,  que não se coloque vários objetos em um mesmo espaço para não causar poluição visual. As peças não devem ser dispostas aleatoriamente. Pelo contrário! Elas devem fazer sentido dentro do contexto. Se a disposição for bem feita, sua “galeria” será apreciada e contará uma história, além de resgatar as memórias das suas viagens.

Dicas extras

  • Aprenda a categorizar. Guarde canecas com canecas, pratos decorativos com pratos decorativos, bonequinhas com bonequinhas e assim por diante;

  • Os quadros de outras culturas podem deixar a decoração da sua casa com uma incrível pegada étnica;

  • Coloque as peças de cores similares juntas. O visual fica bem equilibrado;

  • Use estantes e nichos para expor seus souvenirs;

  • Nos quartos de solteiro, fica muito bacana colocar murais com tickets de metrô, passagens aéreas, cartões postais e pulseiras de hotéis, por exemplo;

  • Fotos são ótimas lembranças de viagem e, justamente por isso, é interessante colocar porta retratos junto com os souvenirs.

E aí, gostou das nossas sugestões? Sua casa é um reflexo das suas viagens? O que você pensa sobre usar souvenirs na sua decoração? Compartilhe suas opiniões com a gente nos comentários!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria