Sol da tarde ou da manhã: qual escolher na hora de comprar seu imóvel

0
7431

Comprar o primeiro imóvel costuma ser o maior sonho de muitos brasileiros, afinal, quem é que não sonha em ter um cantinho para chamar de seu, não é mesmo? Entretanto, adquirir um bem desse porte infelizmente não é tão simples quanto comprar uma roupa ou escolher um destino de viagem. Como a aquisição de uma casa é um passo sério, que pode mudar completamente tanto sua vida como a de quem o rodeia, é extremamente importante considerar diversos fatores, como preço, estado de conservação, tamanho do imóvel, quantidade de dormitórios e localização.

Em meio a tantos detalhes, muitas pessoas acabam deixando de lado um ponto crucial, que pode, inclusive, determinar o preço no momento da revenda. Estamos falando da iluminação natural! Só para você ter ideia, um imóvel com boa iluminação chega ter um aumento significativo no seu custo, minimiza a ocorrência de problemas estruturais e pode facilitar a revenda no futuro! É um belo pacote de vantagens, não concorda? Então veja a seguir se você deve priorizar o sol da tarde ou da manhã quando for comprar seu lar doce lar:

A iluminação natural do imóvel

Um imóvel naturalmente iluminado traz vários benefícios a curto, médio e longo prazos. Quando a iluminação é adequada e a casa recebe a luz e o aquecimento solar da forma devida, as chances de a residência sofrer com mofo, por exemplo, são mínimas, pois o sol impede o excesso de umidade. Outra vantagem da boa iluminação natural é o conforto térmico. Daí a importância de escolher com cautela e visitar o imóvel em diferentes horários do dia!

O sol da manhã e o sol da tarde

De manhã, o sol é menos intenso e a sensação térmica é mais confortável. Além disso, a iluminação solar matutina promove o arejamento dos espaços. O sol da tarde, por sua vez, deixa os cômodos mais abafados, especialmente no verão, quando as temperaturas são mais elevadas. Sabendo disso, antes de se decidir definitivamente, visite o imóvel em diferentes horários para saber em que períodos os cômodos ficam mais aquecidos e iluminados. De modo geral, é preferível que os espaços da casa recebam os raios solares pela manhã, o que acontece quando a edificação está mais voltada para o norte ou para o leste.

A posição do imóvel em relação ao sol

Além avaliar a situação em relação ao sol da manhã e ao sol da tarde, analise também a posição do imóvel em relação ao nascer do sol. Normalmente, as casas e os apartamentos voltados para o norte terão iluminação e aquecimento praticamente o dia inteiro, de janeiro a janeiro. Isso é ótimo na teoria, mas você precisa levar em conta também a região em que a propriedade está localizada. Se sua cidade é excessivamente quente, por exemplo, não é tão vantajoso ter a incidência solar durante o dia todo, não acha? Outro detalhe que você precisa ter em mente é que não adianta escolher um imóvel voltado para a face norte se logo à sua frente há um grande prédio ou mesmo uma árvore frondosa obstruindo a passagem de luz e calor.

No mais, lembre-se de que os quartos e as salas devem ser melhor iluminados do que os demais cômodos da casa, pois nesses ambientes há maior trânsito e permanência de pessoas. Também tenha em mente que os imóveis com terraços e sacadas aumentam a incidência de luz solar nos ambientes internos.

Banheiros, lavanderias e cozinhas não precisam ser tão iluminados, mas busque o equilíbrio. Nenhuma parte da casa pode ser excessivamente escura — não se esqueça de que ambientes escuros, frios e úmidos podem impactar negativamente a saúde dos moradores, pois essas condições são favoráveis ao desenvolvimento de ácaros e fungos, que provocam problemas respiratórios, alergias e até reações cutâneas.

Pense também na organização dos móveis e eletrodomésticos no espaço. Itens como máquina de lavar, micro-ondas e geladeira não podem ficar muito expostos ao sol, já que os raios solares tendem a estragar os aparelhos. E se a incidência solar for muito intensa e você morar em uma região quente, use persianas e cortinas para controlar a entrada de luz e a ventilação no ambiente!

Agora que certamente está mais fácil comprar um imóvel novo, comente aqui e nos conte se ainda ficou alguma dúvida! Já havia pensado em todos esses detalhes antes? Participe e compartilhe suas impressões e experiências conosco!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria