Semana do Meio Ambiente: como deixar sua casa mais sustentável?

0
83

Estamos na Semana do Meio Ambiente, um momento muito importante para refletirmos sobre como estamos tratando o nosso planeta. Porém, apenas a reflexão não é o suficiente. É preciso agir de forma a proteger o nosso futuro.

E viver em uma casa sustentável é um bom primeiro passo para nos conscientizarmos do que cada um de nós pode fazer. Confira neste post algumas dicas de como deixar a sua casa sustentável.

Separe o lixo

Esta é uma ação básica, que praticamente todos conhecem e têm condições de adotar: separar o lixo orgânico dos materiais recicláveis, que são encaminhados para as usinas de reciclagem. Atualmente, a grande maioria das cidades brasileiras faze a coleta seletiva do lixo.

Também é uma ação simples de se implementar. Basta utilizar um cesto extra de lixo e ficar atento ao dia da coleta seletiva. Além de evitar o desperdício de materiais que podem ser reutilizados, a separação do lixo gera renda para milhares de pessoas que atuam na reciclagem.

Reduza o consumo de água e energia

Outra medida importante para inserir na rotina da sua casa é controlar de forma mais eficiente o consumo de energia elétrica e de água. Evitando desperdícios, além de auxiliar na saúde do planeta, você ainda alivia o seu bolso.

Para isso, é possível adotar uma série de hábitos simples, como aproveitar melhor a iluminação natural, desligar as luzes ao sair de um cômodo e fechar a torneira enquanto escova os dentes ou passa o sabão na louça, por exemplo.

Aproveite a energia do sol

Para reduzir o consumo (e a despesa) com energia elétrica, o sol é um grande aliado. E é possível aproveitá-lo de várias formas. Uma delas é manter portas e janelas abertas o máximo possível, reduzindo a demanda de iluminação artificial.

Outra maneira é indicada para quem deseja fazer um investimento de longo prazo. Instale placas fotovoltaicas em sua casa. Assim, você se torna um produtor de energia elétrica para a sua cidade. Em algum tempo, você poderá produzir mais do que consome e zerar sua conta.

Reduza o uso de descartáveis

Você sabia que uma garrafa pet, dispensada na natureza, pode levar até 500 anos para se decompor por completo? Agora imagine o volume de embalagens plásticas e de outros materiais não orgânicos que utilizamos todo o dia. Este é o tamanho do problema gerado pelo uso excessivo de descartáveis.

A melhor forma de prevenir é reduzir ao máximo o uso de embalagens e recipientes descartáveis. Dê preferência sempre às embalagens laváveis ou aos produtos orgânicos, que se decompõem de forma mais rápida e natural.

Estas são apenas alguns hábitos que podemos adotar para que nossa tornar a nossa casa sustentável. Além deles há milhares de outras ações que podemos adotar para proteger o planeta sem comprometer o nosso conforto e bem-estar. Por isso, informe-se sobre como inserir cada vez mais a sustentabilidade no seu dia a dia.

A Casa Show é parceira de seus clientes e das comunidades onde atua para propagar a conscientização ambiental, não apenas durante a Semana do Meio Ambiente, para todos os dias.

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria