Segredos para decorar espaços pequenos

0
1048

Hoje em dia é cada vez mais comum viver em espaços pequenos, principalmente nas grandes cidades, que não têm mais para onde crescer. Porém, muitas vezes os solteiros e os jovens casais buscam lugares menores, por conta do trabalho menor para manutenção e limpeza.

Mas, e na hora de decorar essas casas e apartamentos tão pequenos, será que dá pra fazer algo criativo, funcional e confortável? É claro que sim!

O principal segredo é unir beleza, praticidade e conforto com peças, cores e objetos-chave. Pense que não é só de aproveitamento de espaço que estamos falando, mas também de móveis e tons certos, que darão a sensação de um espaço muito maior.

Nas paredes e nos tetos, use e abuse das cores claras, pois elas proporcionam a sensação de amplitude. Mas isso não significa que você só pode usar branco ou bege. Aposte em outros tons pastéis e, se as cores quentes forem imprescindíveis pra você, use-as em uma só parede. Faça também uma composição de paredes claras com objetos coloridos, como almofadas, tapetes e até eletrodomésticos de outras cores, que darão destaque para o ambiente.  

 

Tome cuidado com exageros, eles não combinam com lugares pequenos. Evite muitos móveis e objetos, que ficarão apenas amontoados dentro de casa, impedindo a circulação. Aposte em móveis inteligentes, que ficam embutidos dentro de outros móveis e que sejam necessários para o dia a dia.

Sofás muito grandes, nem pensar! Opte por uma unidade de, no máximo, três lugares. Caso seja necessário, pufes são uma ótima opção pra complementar o ambiente sem ocupar muito espaço e atrapalhar a circulação.

 

Outras opções muito utilizadas são armários suspensos e nichos. Esses móveis são ótimos para colocar livros, pequenos objetos decorativos e vasos, além de otimizarem o uso do espaço das paredes.

 

No quarto, as camas baú ou com gavetas também ajudam e muito na hora de guardar roupas e cobertas, e dependendo do tamanho até excluem o uso do guarda-roupa.

Em qualquer canto da casa, invista nas portas de correr, seja para dividir os cômodos ou nos próprios móveis. Elas otimizam o espaço de abertura para fora ou para dentro dos ambientes.

Outro artifício bem conhecido para dar a sensação de grandeza em qualquer lugar é o uso de espelhos. Quanto maiores, mais dão a sensação de grandes dimensões. Objetos e móveis de materiais transparentes, como mesas e portas de vidro e cadeiras e biombos de acrílico, também dão essa sensação.

 

Falando de iluminação, a natural ajuda a tornar os ambientes leves e saudáveis. Evite móveis que impeçam que a luz do dia entre na casa. Quanto às luzes artificiais, apesar da amplitude das luzes brancas, elas deixam o local mais frio. Misture com pontos de luz amarela, que são aconchegantes e agradáveis.

 

Agora que você já sabe todos os truques para decorar espaços pequenos, vem pra Casa Show comprar o que você precisa para começar a transformação da sua casa!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria