Quais são os melhores pisos para áreas externas?

0
6853

Na hora de escolher um piso, não só a beleza deve ser levada em consideração, mas também a durabilidade do material, a praticidade para limpar e a adequação ao ambiente. Se você está pensando em construir ou reformar, mas ainda não escolheu os pisos, saiba que esta etapa requer muito cuidado e critério.

Diante desta fase fundamental da obra, é importante, inclusive, saber diferenciar  os pisos ideais para áreas internas dos pisos indicados para áreas externas. Para te ajudar nesta tarefa, listamos os pisos recomendados para cada ambiente do exterior da sua casa. Ficou curioso? Então continue lendo o nosso artigo!

Área da piscina

Os pisos antiderrapantes são os pisos que agregam maior segurança a ambientes úmidos, como a área da piscina. Vale destacar que a única desvantagem deste tipo de revestimento é que ele é mais difícil de limpar. Neste caso, a missão demanda uma lavadora de alta pressão!

Além do piso antiderrapante, outra boa opção para a área da piscina são os pisos atérmicos cimentícios, já que eles não absorvem o calor do sol e acabam sendo mais confortáveis para quem caminha descalço ao redor da piscina. Há ainda um outro tipo de piso que agrega muito valor estético a este espaço: estamos falando do deck de madeira, piso capaz de deixar o ambiente com um toque rústico e sofisticado ao mesmo tempo. Vale lembrar que a madeira dos decks costuma ser tratada contra a umidade.

Área Gourmet

Nas áreas gourmet com churrasqueira, evite pisos de mármore. Como este ambiente é muito exposto a resíduos de sujeira e gordura, as pedras de mármore podem acabar manchando, pelo simples fato de serem altamente absorventes. Prefira o porcelanato acetinado, que além de bastante acessível, é fácil de limpar e não absorve sujeira. Apenas tome cuidado com pedras polidas, pois elas lascam e racham com mais facilidade!

Varanda e pátio

Em ambientes externos como varandas, uma boa pedida é o porcelanato rústico. A maior vantagem da pedra é que, após o seu assentamento, ela não contrai e não distende com a ação climática, ou seja, ela não desgasta facilmente. Quanto aos pátios, uma excelente alternativa é apostar no ladrilho hidráulico – este piso é versátil, altamente personalizável e muito fácil de limpar. O ladrilho hidráulico ainda é impermeabilizado, está disponível em várias cores e pode formar o desenho que você quiser!

Fique de olho nos detalhes

  • Antes de comprar o piso, confira as especificações técnicas e veja se ele é adequado para o ambiente;

  • As opções mais tradicionais para as áreas externas são as pedras texturizadas, como os pisos de cimento queimado e pastilhas de porcelana rudimentar. Mesmo assim, nem sempre estes tipos são os mais indicados para o seu caso;

  • Os pisos autodrenantes facilitam a chegada da água ao lençol freático. Para a área da piscina, esta é uma excelente opção;

  • Em casas com crianças, idosos e animais de estimação, os pisos antideslizantes são imprescindíveis para garantir a segurança;

  • Granitos com acabamento flameado são belos e funcionais, mas nem sempre são acessíveis, por isso fique de olho para não fugir do orçamento;

  • Nas áreas não planas use pisos de boa aderência.

E aí, gostou das nossas dicas? Já escolheu o piso da sua área externa? Compartilhe suas ideias conosco e deixe um comentário!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria