A cozinha já é naturalmente um espaço gostoso, certo? Mas sabia que esse ambiente também pode ser bonito, funcional e charmoso? Pois foi nesse contexto que surgiu uma nova tendência: as cozinhas gourmet. E não é por menos que esse tipo de conceito tem ganhado uma enorme força nos projetos decorativos modernos, afinal, a proposta das cozinhas gourmet traz uma série de vantagens tanto para os próprios moradores como para os visitantes. Quer entender o que é e como funciona a cozinha gourmet? Então continue lendo o nosso artigo:

O que realmente seria uma cozinha gourmet?

A cozinha gourmet é uma opção de cozinha ideal para a socialização, pois deixa de ser unicamente um espaço para o preparo de refeições para passar a ser uma importante área de convivência da casa. Essa solução moderna alia o gosto pela gastronomia com o prazer de recepcionar os convidados, normalmente consistindo em um espaço amplo e muito bem equipado, para dar lugar tanto a jantares e almoços mais elaborados como a encontros mais casuais e despretensiosos, desde que sem nunca perder o charme.

E esse estilo de cozinha é mesmo prático?

Por se tratar de uma área grande, elegante e sofisticada, muitos pensam que a praticidade da cozinha gourmet fica comprometida. Mas muito ao contrário do que muitos pensam, esse ambiente definitivamente não é meramente decorativo, viu? As cozinhas gourmet são práticas e funcionais, pois além de serem muito bem equipadas, a disposição dos móveis e da ilha é cuidadosamente planejada, o espaço é o mais bem aproveitado possível e todos os aparelhos e utensílios necessários para cozinhar ficam ao alcance das mãos.

Para quem esse tipo de cozinha é mais indicado?

Para quem gosta de se aventurar em experiências gastronômicas e não dispensa momentos agradáveis com os amigos e familiares, essa cozinha é absolutamente perfeita. Ideal para pessoas que amam receber visitas, esse estilo de cozinha prioriza a integração com os convidados enquanto se prepara qualquer que seja a refeição. Conversa boa + comida deliciosa = combinação perfeita!

Quais as principais vantagens das cozinhas gourmet?

A maior vantagem das cozinhas gourmet está na possibilidade de o cozinheiro, também anfitrião, interagir com seus convidados enquanto prepara os pratos. Nesse cenário, os amigos e familiares podem observar o preparo, conversar, dar sugestões e passar momentos descontraídos de troca e aprendizado. Esse é um dos principais prazeres de um bom gourmet! Outra vantagem diz respeito à funcionalidade do espaço, que facilita bastante o uso da cozinha no dia a dia. Por fim, mas não menos importante, vale lembrar que a beleza das cozinhas no estilo gourmet é simplesmente indiscutível.

Como é a montagem e a decoração desses espaços?

Antes de mais nada, vale ressaltar que nas cozinhas gourmet os eletrodomésticos e utensílios também assumem um papel decorativo. Segundo decoradores, não podem faltar aparelhos elétricos posicionados em destaque — como a coifa, o forno, um bonito cooktop, a geladeira e o micro-ondas, por exemplo. Uma bela adega também é bem-vinda e todos os itens precisam ser de ótima qualidade, ok? Quanto aos utensílios, use e abuse de espátulas, colheres, formas e panelas de preferência bem coloridos. No quesito acabamento, a recomendação é que as bancadas sejam de vidro ou silestone, pois além de bonitos e modernos, esses materiais são bem fáceis de limpar!

E aí, gostou de saber um pouco mais sobre as cozinhas gourmet? Adora bancar o chef e seu sonho é ter uma cozinha assim na sua casa? Então conte conosco na hora de montar sua bela cozinha gourmet e não se esqueça de assinar nossa newsletter para ficar por dentro das novidades do universo da decoração!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria

SEM COMENTÁRIOS