Saiba como serão as cozinhas do futuro

0
1185

Os tempos mudam e a forma de organizar e decorar os ambientes da casa também. As novas tecnologias e  o surgimento de equipamentos cada vez mais modernos estão agregando um ar futurista aos lares, tornando-os muito mais interativos e funcionais. É o que acontece com as chamadas cozinhas do futuro! O que antes era só uma ideia promissora, está cada vez mais próximo de se tornar realidade, uma vez que muitos aparelhos futuristas e tecnologias inovadoras já existem, ainda que só em forma de protótipo. Ficou curioso? Então venha conhecer os novos “utensílios” domésticos que prometem revolucionar não só a maneira de cozinhar, como também de otimizar as compras de alimentos, a higiene no preparo e a eficiência na hora de comer.

Impressora de comida

O protótipo Foodine traz uma proposta no mínimo inusitada: a de imprimir alimentos como chocolate, torradinhas, ravióli e nhoque. A impressora  em  3D tem o objetivo de reproduzir comidas saborosas e com uma boa apresentação. A ideia é tão futurista, que até a Nasa está desenvolvendo uma tecnologia similar para oferecer alimentos mais bonitos e apetitosos para os astronautas em missão. Vale destacar que a Foodine deve custar aproximadamente US$ 1.350, mas não há previsões para que a impressora gastronômica chegue ao mercado tão cedo.

Talheres funcionais

Está  cientificamente provado que comer rápido demais prejudica a digestão e pode causar a obesidade, porque a mastigação inadequada demora a enviar sinais de que a fome já foi saciada. Pensando nisso, foi lançada a HAPIfork, uma linha de talheres que controla a velocidade que se come, na tentativa de fazer com que os usuários desacelerem na hora das refeições. Por meio dos garfos futuristas, é possível registrar e analisar os hábitos alimentares, pois eles são armazenados no computador e transformados em relatórios e gráficos.

Geladeiras inteligentes

Hoje em dia existe uma enorme variedade de geladeiras e esses eletrodomésticos surpreendem pelas novas funcionalidades. Há, por exemplo,  geladeiras inteligentes que usam telas de tablets, wi-fi e leitores de códigos de barra que possibilitam o cálculo da quantidade de alimento armazenado e suas respectivas datas de vencimento. Os modelos mais modernos também podem sugerir receitas com base nos ingredientes estocados na geladeira. Personalizados e interativos, alguns modelos possuem iluminação de LED, função duo cooling (refrigerador e freezer funcionando de forma independente), além de baixo nível de ruído. Tanta tecnologia não custa barato e as geladeiras do futuro podem passar de R$ 60.000.

Outros gadgets

Outros gadgets que estão dando o que falar em termos de design e tecnologia, são as tábuas de carne com tela touchscreen (Chop-Syc) e também o tapetinho dobrável com wi-fi (Nutrima) que funciona como uma balança culinária inteligente. Basta colocar os alimentos sobre o tapete, que ele pesa e ainda informa as propriedades nuricionais do alimento. Não é incrível?

E aí, gostou de conhecer um pouco mais sobre os equipamentos da cozinha do futuro? Eles estão chegando para modernizar e facilitar as rotinas domésticas, alguns terão preços acessíveis e outros nem tanto. Mas uma coisa é fato, todo mundo gostaria de ter cozinhas inteligentes assim, não é mesmo? Compartilhe sua opinião conosco através dos comentários!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria