Saiba quais são os cuidados essenciais que você deve ter com o seu jardim

0
1348

Um jardim florido e bem cuidado enche de vida qualquer residência. Como se não bastasse, esse espaço alegra os moradores, afinal, quem não gosta da beleza que brota das flores e das cores? Nós adoramos essa parte especial da casa e, justamente por isso preparamos algumas dicas bem práticas de jardinagem. Se você não tem experiência no assunto e quer cuidar com primor do seu jardim, é só continuar lendo o nosso artigo.

Regue frequentemente

Uma das medidas mais importantes para conservar o jardim bonito e saudável é regá-lo com frequência. Cada espécie de planta demanda cuidados distintos e a quantidade de regas tende a variar. Em caso de dúvidas, procure especialistas para obter orientações sobre a hidratação das flores do seu jardim. De modo geral, o ideal é não molhar demais para evitar assim a proliferação de fungos.

Mexa a terra com regularidade

Outra dica importante é mexer na terra. Dessa forma, você consegue melhorar a oxigenação das plantinhas. Vale destacar que essa medida deve ser aplicada em vasos, caixas de leite, cachepôs, jardineiras, áreas de fácil manejo e também em canteiros.

Respeite cada estação

Quando as estações mudam, as condições climáticas também mudam. Pode haver uma maior incidência de luz, calor ou umidade e, isso inevitavelmente afeta o seu jardim. Por conta disso, você deve respeitar as especificidades de cada estação na hora de plantar e cultivar as plantas. No inverno, por exemplo, muitas espécies podem demorar mais a florescer e se adaptar ao solo.

Use ingredientes orgânicos para a adubação

Para adubar o solo, você deve dar preferência aos ingredientes orgânicos, pois eles são melhores para as plantas, para o meio ambiente, além de serem econômicos. Algumas opções são o substrato, o húmus de minhoca e o esterco bovino. Adotar materiais orgânicos é, sem dúvida nenhuma, a escolha mais inteligente e sustentável.

Faça a cobertura da grama

Use a técnica de cobertura da grama, afinal, ela é simples e eficiente para ativar a energia e deixar a cor do gramado mais viva. Para fazer a cobertura é só espalhar uma camada fina (1 cm) de terra enriquecida de substrato sobre a grama. Depois é só regar normalmente e evitar a circulação de pessoas na área por pelo menos 15 dias.

Dicas extras para cuidar do jardim:

  • Ao fazer a limpeza, procure retirar os galhos secos, detritos, pinhas e as folhas mortas do jardim. Use um rastelo para essa finalidade;

  • Depois de cortar a grama, use uma vassoura apropriada para tirar os resquícios e deixar o gramado “respirar”;

  • Se a área for muito ventilada, dê preferência a plantas resistentes como buxinhos, pleomeles, palmeira phoenix e viburnos. Boca de leão, calêndula, cipestres e pinheiros também são adequados;

  • Não faça podas muito drásticas, pois isso pode prejudicar o surgimento de folhas novas. Monte um bom kit com ferramentas de jardinagem e não deixe de comprar um aparador de gramas.

E aí, você gostou das nossas dicas? Como você cuida do seu jardim? Compartilhe conosco as suas opiniões através dos comentários. Até a próxima e continue de olho no nosso blog!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria