Saiba como reformar e decorar suas portas de madeira

0
7796

As portas de madeira estão presentes em casas no estilo clássico, rústico ou moderno. Apesar de possuírem uma beleza atemporal, elas podem ser danificadas com o passar dos anos, o que não contribui em nada para a decoração das residências. Uma alternativa é restaurar e reformar suas portas de madeira. O que achou da ideia? Confira nosso post de hoje e descubra como!

Prevenir é melhor do que remediar

Melhor do que restaurar as portas de madeira é mantê-las sempre bonitas e renovadas, pois assim se evitam gastos e dores de cabeça no futuro. Esta manutenção depende diretamente do conhecimento dos fatores que podem causar danos à madeira. Dentre os principais inimigos das portas feitas deste material, estão a umidade, o sol, os fungos, bolores e insetos. Vale salientar que estes aspectos climáticos, ambientais e externos podem comprometer a integridade da madeira. Diante disso, é preciso ficar atento para evitar qualquer tipo de degradação.

Mesmo tomando todo o cuidado necessário com a porta de madeira, muitas vezes é importante restaurá-las para deixar a decoração do espaço bonita e equilibrada, amenizando o desgaste.  Vale destacar que a restauração é capaz de renovar os  ambientes de um jeito prático e econômico. Confira o passo a passo!

Passo a passo da restauração de portas

1. A primeira etapa é retirar  todas as ferragens da sua porta de madeira;

2. Em seguida, lixe a porta inteira para remover os vestígios de tinta, verniz ou até mesmo as impurezas;

3. Feito isso, passe um pano limpo e seco em toda a porta a fim de extrair os resíduos que estejam instalados na superfície;

4. Se preciso, aplique massa específica para madeira para corrigir as áreas danificadas,  esburacadas ou irregulares. Depois da aplicação, deixe a massa secar;

5.  Aplique um primer ou sub-capa  para madeiras. Isso garante que a pintura e restauração sejam precisas, uniformes e eficazes. Espere o produto secar, lixe a superfície onde o produto foi aplicado e  retire todos os excessos do primer ou sub-capa. Lembre-se: caso sobrem muitos resíduos, a pintura pode ser prejudicada;

6. Passe novamente um pano limpo na porta, de modo que não reste nenhum pó ou impureza depois de lixar;

7.  Aplique uma segunda demão de sub-capa e repita o processo completo;

8.  Escolha uma cor de tinta ou verniz que lhe agrade, pinte a porta a seu gosto e espere secar. Se for necessário, aplique uma segunda demão de produto;

9. Com a última etapa finalizada, aplique esmalte sobre a porta e espere o produto secar completamente;

10. Por fim, coloque todas as ferragens na porta.

Neste ponto, cabe fazer uma observação para todo o processo: para obter um melhor  efeito, utilize um rolo de pintura, pois ele espalha a tinta de maneira mais uniforme. Lembre-se que o pincel deve ser utilizado somente nas zonas de  e difícil acesso.

Deseja dar um toque ainda mais especial? Após a restauração, decore suas portas!

O resultado da reforma das portas de madeira, através do processo acima, é incrível, concedendo nova vida e brilho às portas desgastadas. No entanto, se após a restauração você desejar ir além e dar um toque ainda mais especial, algumas ideias interessantes de decoração para portas são boas apostas.

Colocar espelhos, forrar e decorar com papel, aplicar adesivos coloridos e semelhantes à proposta do ambiente e fazer montagens com fotografias especiais da família são apenas algumas dicas. Dê asas à criatividade!

Cartões de visita dos ambientes da sua casa, as portas merecem, sim, receber um toque de charme e cor. E você, gostou das nossas dicas? Conhece outras ideias para reformar e decorar portas de madeira? Deixe seu comentário!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria