Saiba como reaproveitar garrafas e latas na decoração

0
1277

Beleza, originalidade, praticidade, economia e sustentabilidade: o que mais esperar de uma decoração? Se você, assim como nós, adora  reutilizar objetos recicláveis nos seus projetos de décor, uma boa pedida é apostar nas latas e garrafas. Isso mesmo! Com bom gosto e uma boa dose de criatividade, é possível deixar a decoração da sua casa estilosa e exclusiva usando esses objetos. O melhor de tudo é que o estilo extra não pesará no bolso. Quer saber como reaproveitar garrafas e latas na sua residência? Então confira nossas dicas!

Procure unir design e utilidade

Não basta que a decoração seja bonita. Ela precisa ser funcional!  É justamente por isso que você deve tentar unir o design da peça com a utilidade. Ao olhar para uma garrafa ou lata, imagine o que poderia guardar dentro dela, considere o estilo da peça, tamanho, cor e formato. Isso vai facilitar na hora de definir como e em qual ambiente ela será utilizada.

Cuidado para não virar um acumulador

Tudo bem que você goste de reciclar, mas daí a sair catando e  amontoando latinhas na sua casa já é demais. Não vire um acumulador e procure ser criterioso na hora de guardar objetos como garrafas e latas. Para a reciclagem fazer sentido na decoração, o ideal é que a composição não fique sobrecarregada com o excesso de latinhas e garrafas.

Higienize as peças antes de utilizá-las

Se você pretende usar latas e garrafas na decoração de sua casa, higienize bem as peças antes de usá-las. Ainda que você conheça a procedência delas, o mais indicado é lavar cuidadosamente as latas e garrafas. Feito isso, passe álcool para eliminar qualquer vestígio de fungos e bactérias.

Mescle objetos reciclados com peças mais sofisticadas

Fica simplesmente incrível misturar a peça reciclada com móveis e acessórios mais sofisticados. O luxo mesclado com o  “lixo” dá um ar cheio de personalidade à proposta e deixa claro que o reaproveitamento dos objetos é proposital e não uma falta de opção.

Seja criativo

Na hora de reaproveitar latas e garrafas, não há limites para a criatividade. Você pode transformar latas de azeite em porta trecos, latas de leite em suporte para plantar mudas, garrafas de vinho em charmosos vasos de flores, latas de milho em um lindo jardim vertical…Solte a imaginação e veja o que as latas e garrafas podem fazer pela sua decoração!

Dicas extras

  • Use as latas para guardar miudezas e facilitar a organização de gavetas. Elas podem servir para armazenar materiais de escritório como caneta, lápis, borracha, corretivo, tesoura, post-its, dentre outros;

  • Perfure latinhas e coloque pisca-pisca ou lanterna dentro delas. Em poucos instantes, você terá uma luminária bem original;

  • Para encher a casa de vida e cor, pinte as latas e as garrafas. O processo é fácil e o efeito é incrível;

  • Outra opção bacana é revestir as latas e garrafas com adesivo de vinil ou até mesmo fazer decoupagem nelas usando papéis coloridos, gibis, folhas de jornal, dentre outros.

E aí, você gostou das nossas dicas? Na sua casa as latas e garrafas costumam ir direto para o lixo ou você tenta reaproveitá-las? Compartilhe conosco as suas opiniões e experiências através dos comentários!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria