Saiba como reaproveitar a água da chuva

0
979

Não dá mais para negar que o Brasil está vivendo uma crise hídrica, não é mesmo? Os níveis dos reservatórios estão, mesmo com as chuvas típicas do verão, abaixo da média. Diante desse cenário, toda e qualquer medida de economia de água é bem-vinda, incluindo  as várias formas de reaproveitamento da água da chuva.

Quer saber como fazer o reaproveitamento da água pluvial? Então continue lendo o nosso artigo e descubra os métodos que viabilizam o reuso da água das chuvas. Confira já:

Método paliativo

O método mais popular de captação de água da chuva é o paliativo. Para executá-lo, basta espalhar bacias e baldes na área externa da casa para captar a água da chuva. Essa medida é extremamente simples, barata e eficiente, mas requer um certo cuidado para que não se deixe os recipientes destampados com água parada, o que pode acabar atraindo o temido mosquito da dengue.

Método definitivo

Há quem aposte em um método definitivo para fazer a captação da água da chuva. Esse segundo método — mais complexo, menos popular, mais caro, mas também mais efetivo — consiste na construção de cisternas. No método definitivo, normalmente é necessário reformar a casa para instalar no subsolo um tanque ou uma cisterna. Aí é simples: as calhas do telhado direcionam a água da chuva para esses reservatórios.

Com o objetivo de deixar a água própria para o uso, o sistema conta com filtros para impedir que folhas e outros resíduos sólidos contaminem a água captada. Além disso, o método definitivo deve ter um motor para fazer a impulsão da água e uma boia para controlar o nível da água.

Aproveitamento em prédios

Fazer um projeto de captação da água da chuva em prédios é mais difícil, trabalhoso e burocrático, mas definitivamente não é impossível. No caso, é preciso conseguir uma aprovação prévia na prefeitura para implementar o método definitivo. Conseguida essa autorização, a etapa de construção é bem similar à de residências, mas deve, claro, respeitar as configurações do terreno.

Lembrando que é importante ficar atento ao sistema hidráulico da casa, já que, se as tubulações estiverem enferrujadas ou existirem vazamentos, o método de reuso não será eficiente. Afinal de contas, você economizará água por um lado e desperdiçará por outro!

Viu como não só é possível como é super viável reaproveitar a água da chuva na sua casa? Escolha o método de reuso mais adequado para você e o combine com outras medidas de economia hídrica! Ainda que pareçam atitudes pequenas, seu consumo consciente pode fazer toda a diferença no contexto do todo!

E não deixe de conferir em nosso site os materiais necessários para fazem um reaproveitamento de água da chuva. Clique aqui e confira!

Comente aqui e compartilhe conosco suas impressões e os resultados diretos e indiretos de suas ações!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria