Saiba como preparar sua casa para receber convidados

1
920

Não importa a ocasião: receber convidados em casa é sempre um prazer. Sejam amigos para uma festinha informal, colegas de trabalho para uma reunião de negócios ou mesmo os familiares para uma confraternização, eles sempre merecem atenção e carinho especiais. Quando o assunto é a sua dedicação como anfitrião, há outro fator extremamente importante: sua habilidade para receber bem. A casa, neste cenário, desempenha um papel fundamental para o bem-estar dos seus convidados.

No post de hoje, daremos dicas essenciais para preparar sua casa para uma recepção inesquecível. Confira!

Planejamento é sempre essencial

O primeiro passo, quando se pretende receber convidados em casa, é fazer uma lista e definir o número total de presentes. Isso é importante para estabelecer a quantidade de comida a ser preparada, as bebidas e até mesmo o posicionamento do mobiliário. Veja se o seu espaço é compatível com o número de pessoas e faça algumas adaptações, se necessário. Se o encontro for na sala, retire ou afaste os móveis que não serão aproveitados, como mesas de centro e revisteiros, e objetos de decoração que possam atrapalhar o trânsito, como tapetes e vasos de planta muito grandes. Para que o espaço pareça maior, um bom truque é utilizar móveis em tonalidades claras e espelhos em locais estratégicos.

Conforto para todos

Nada mais chato do que ir a algum lugar e não poder sentar, ou ficar disputando um lugar com outros convidados. Se você não tem cadeiras ou sofás para todos, pode utilizar puffs e almofadas, ou mesmo alugar alguns banquinhos. Uma dica para ganhar espaço, neste sentido, é distribuir os petiscos e alimentos em mais de um lugar, na mesa da sala e em um aparador na varanda, por exemplo. Desta forma, os convidados não ficam centralizados sempre no mesmo ambiente.

Pequenos detalhes que fazem a diferença

Os detalhes são o que realmente fazem a diferença em uma recepção. Dê um charme especial à sua casa com as dicas a seguir:

  • Ambiente aromatizado: casa cheirosa é tudo de bom! Coloque um aromatizador no ambiente um dia antes do seu evento. Você pode utilizar aquelas essências que são colocadas em potinhos e espalhadas pela casa, velas perfumadas ou incenso. Esta dica também vale para o banheiro;

  • Música ambiente: faça uma playlist musical de acordo com o gosto dos seus convidados e o propósito da recepção, e deixe rolando em um volume que não atrapalhe a conversa;

  • Participação dos convidados: que tal deixar que seus convidados coloquem a mão na massa? Convide-os para ajudar no preparo da sobremesa ou dos drinks que serão servidos. Isso estimula a integração das pessoas e deixa o ambiente mais alegre e descontraído;

  • Decoração: para uma decoração aconchegante que demonstre que você se preocupou em oferecer um ambiente agradável para os convidados, utilize flores e plantas espalhados em pequenos vasos pela casa. Estes arranjos podem combinar com as cores dos móveis ou das cortinas, por exemplo;

  • Cardápio: fique atenta ao gosto dos seus convidados! Imagine só servir justamente o prato seu convidado odeia? Se você não conhece as preferências do grupo que irá recepcionar, a estratégia mais aconselhável é ter sempre duas opções de prato principal, ou apostar em um festival de massas com molhos diversos.

Depois das dicas acima, está na hora de montar sua lista de convidados! Seguindo nossas orientações, você já estará pronto para recebê-los em casa da melhor forma possível. E aí, já conhece alguns segredos do bom anfitrião para partilhar conosco? Gostou das nossas dicas? Não se esqueça de deixar um comentário!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.