Saiba quais plantas usar para decorar seu banheiro

0
2075

Que as plantas são grandes aliadas das decorações, todo mundo sabe. Mas você já pensou em usá-las no seu banheiro? Se elas são super bem-vindas na maioria dos espaços, por que não seriam também nesta parte da casa?

O fato é que desde que sejam bem escolhidas, as plantas podem dar ao banheiro um toque agradável de beleza, alegria e frescor. Veja a seguir que cuidados tomar na hora de escolher plantas para o banheiro e descubra quais espécies são mais recomendadas!

Qualquer banheiro pode receber vasos de plantas?

Há alguns requisitos básicos que todo banheiro deve cumprir antes de ser decorado com plantas. O primeiro deles é a incidência de luz natural. Ainda que esteja presente em pouca quantidade, a iluminação natural é fundamental para que as plantas permaneçam verdinhas e saudáveis. Outro ponto importante é que o espaço seja arejado: neste sentido, é preciso que o banheiro conte com uma ou mais janelas.

Quais são os obstáculos para a inserção de plantas nos banheiros?

O principal obstáculo para o desenvolvimento das plantas nos banheiros é o vapor quente vindo dos chuveiros elétricos. Sem excesso, este vapor pode ser positivo para umidificar as plantas, mas como boa parte das espécies não está acostumada com variações tão drásticas de temperatura, as plantas podem sofrer com a nova condição e apresentar certa dificuldade para se adaptarem. Daí a importância de escolher espécies mais resistentes.

Que características as plantas devem ter?

Antes de mais nada, é indispensável conversar com os profissionais da floricultura e da loja de paisagismo a fim de fazer uma escolha consciente. As plantas “de banheiro” devem ser preferencialmente de meia luz, com folhas e pétalas resistentes. O cheiro deve ser agradável, até porque o banheiro é um espaço normalmente menor e com pouca circulação de ar.

Quais as melhores plantas para banheiros?

As espécies de plantas mais aconselháveis para o banheiro são as seguintes: bálsamo, bromélia,  fênix, samambaia, ráfia, chamedória-elegante, antúrio, pleomele, dracena, violeta africana e lírio. O lírio da paz, por exemplo, é uma espécie que purifica o ambiente, mas, para ser utilizado em banheiros, é preciso que o local seja bem iluminado.

Eventualmente, flores mais ornamentais como orquídeas, hortênsias, rosas e gérberas também podem ser utilizadas, mas somente em ocasiões especiais, como um evento ou a chegada de uma visita.

Dicas para cuidar das plantas no banheiro

  • Independente das plantas escolhidas, elas devem ficar mais perto das janelas;

  • As plantas não devem ser excessivamente regadas quando decoram os banheiros, afinal, elas já absorvem naturalmente a umidade do ambiente;

  • Cuidado com aromatizadores e produtos químicos como alvejantes e inseticidas;

  • Se o ambiente for pouco iluminado, leve os vasos para a área externa no mínimo duas vezes por semana;

  • Borrife adubo foliar frequentemente nas folhas, para que elas fiquem mais nutridas e viçosas;

  • Lembre-se que as plantas que florescem costumam necessitar de mais sol do que as plantas que não florescem.

E aí, gostou das nossas dicas? Agora que você já sabe quais plantas escolher e que cuidados tomar, que tal renovar o seu banheiro? Um toque de verde faz toda a diferença.

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria