Saiba como organizar a despensa de um jeito simples e funcional

0
1381

A despensa pode ser uma grande aliada da organização doméstica, afinal, ter vários produtos estocados em casa é uma alternativa prática e funcional para o dia a dia. Por outro lado, se a despensa vive desorganizada, ela se transforma em uma verdadeira vilã. Se na sua casa encontrar uma lata de milho anda mais difícil que encontrar uma agulha no palheiro, é sinal que está mais do que na hora de organizar a sua despensa. Quer saber como? Então vem que a gente te ensina. É mais simples do que parece!

Prepare o terreno

Antes de começar a organização, o ideal é retirar tudo que há dentro dos armários da despensa. Feito isso, jogue fora todos os itens que estiverem fora da validade ou com mau estado de conservação. O que você não pretende mais utilizar, elimine ou passe adiante.

Faça um planejamento para otimizar o espaço

É importante que você planeje e visualize mentalmente como a despensa vai ficar. Reserve setores e prateleiras para cada tipo de produto que você vai utilizar e tenha em mente que os produtos que você mais usa no dia a dia devem ficar em locais mais acessíveis.

Categorize

Quanto mais você categorizar os produtos, melhor! Algumas categorias que não podem faltar são os enlatados (milho, ervilha, molho de tomate, palmito, sardinha, etc), óleos, azeites e vinagres, alimentos para café da manhã (leite, cereais, biscoitos, achocolatado, manteiga, etc), comida do bebê, mantimentos secos (arroz, trigo, feijão, farinha, macarrão, café, etc), temperos e condimentos, águas e sucos.

Acondicione os produtos abertos

Os produtos que forem abertos devem ser retirados das embalagens originais e guardados em potes de vidro, pois esse material conserva melhor o alimento mesmo quando a temperatura muda, ao contrário do que ocorre com o plástico. Outra dica importante é identificar os potes com o prazo de validade de cada item. Vale ressaltar que essa estratégia vale para arroz, salgadinhos, feijão, açúcar, dentre outros produtos.

Dicas extras para arrumar a despensa

  • Fazer fileiras ajuda na visualização dos produtos de um modo geral. Sendo assim, itens que forem iguais devem ser guardados em filas. Na frente sempre devem ser acomodados os alimentos que vencerão primeiro;

  • Mantenha uma lista de compras na porta da geladeira. Assim que um item acabar, esse produto deve ser incluído na lista;

  • Se a sua despensa for arejada, frutas, legumes e verduras podem ser guardados nela, desde que você use cestas/fruteiras próprias para esse fim.  Recipientes fechados não são recomendados, pois eles abafam o alimento e aceleram a deterioração;

  • Use produtos organizadores, como bandejas plásticas, ganchos, prateleiras e nichos para facilitar a organização;

  • O ambiente deve ser limpo e organizado para que a conservação seja feita da melhor forma possível;

  • Não exagere na quantidade de produtos. Sempre procure manter um estoque variado e equilibrado, sem pesar na mão;

  • Não guarde produtos de limpeza e de higiene junto com os alimentos;

  • Farinha de trigo integral não deve ser guardada nesse local, afinal, esse produto precisa de refrigeração para não ficar rançoso.

E aí, você gostou das nossas dicas? Vai usá-las na organização da sua despensa? Que sistema você já costuma usar para manter os produtos com fácil acesso e em certa ordem? Deixe seu comentário!

Depositphotos.com / kaewphoto / Fotografiche

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria