Saiba como misturar tendências na decoração

0
883

Já faz tempo que a decoração residencial não é mais monótona, monocromática e previsível, não é mesmo? Hoje se busca por dar uma identidade própria aos ambientes, afinal, ninguém quer que sua casa tenha uma decoração padrão! É realmente tentadora a possibilidade de reproduzir as composições das casas das revistas, dos showrooms de home centers e dos apartamentos decorados, no entanto, para que o imóvel tenha a cara do dono e os espaços ganhem o devido destaque, uma pitada de originalidade definitivamente não faz mal.

Quando se trata de design de interiores, assim como no universo da moda, vale ousar e misturar referências, entretanto, as misturas devem ser feitas de forma planejada e equilibrada, para que o resultado não pareça uma grande salada de ideias e tendências. Em outras palavras, a arte de mesclar estilos e influências pode tornar seu lar doce lar ainda mais incrível, desde que a composição seja feita com sabedoria e prime pela coerência. Quer saber como misturar tendências na decoração? Então continue lendo o nosso artigo:

Aposte no mix de estampas

Misturar estampas é sempre um pouco arriscado, mas se você souber mesclar as padronagens, o resultado pode ser super moderno e harmonioso. Para não errar na composição, escolha estampas que dialoguem entre si, seja nas formas ou nas cores. Você pode, por exemplo, misturar um tapete de poá com um papel de parede adamascado. Dá também para combinar almofadas listradas com almofadas florais, mas é importante que as tonalidades sejam semelhantes ou se complementem. Vale ressaltar que o mix de estampas — ou o famoso composê — pede suavidade na base da decoração, o que significa que, para o visual não ficar sobrecarregado, contar com elementos lisos e neutros é indispensável, já que eles fazem um contraponto com a intensidade da mistura de estampas.

Misture o moderno com o antigo

As decorações no estilo vintage, provençal e retrô estão em alta, trazendo à tona todo o charme das décadas passadas. Na proposta vintage há um toque romântico, na provençal existe um ar bucólico e na retrô vemos todo charme dos elementos do tempo da vovó. Mas para que a décor não pareça datada e antiquada, é importante incluir referências modernas, como móveis de vidro, peças com design atual,eletrodomésticos moderninhos com releitura de aparelhos antigos, pisos e revestimentos atemporais e assim por diante. Esses itens vão agregar frescor ao projeto, sem que ele fuja do conceito.

Mescle o rústico e o sofisticado

O requinte é uma característica muito valorizada na decoração de casas, mas a rusticidade também tem seu valor. Que tal mesclar elementos sofisticados com artigos mais simples, naturais e rústicos? A moderna decoração industrial, que é uma forte tendência da atualidade, faz essa mistura com maestria. Nessa proposta, móveis de vidro, ferro e couro convivem bem com itens de madeira, plantas, vigas aparentes e superfícies de concreto e cimento queimado. Acredite: a decoração fica cheia de atitude, sem se prender a um único estilo!

E então, gostou do nosso artigo de hoje? Pronto para misturar tendências na decoração da sua casa? Comente aqui e nos conte sobre seus planos! Participe!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria