Os produtos de limpeza definitivamente não podem ser guardados em qualquer lugar da casa, especialmente se houver pets e crianças na sua residência. Muitos produtos são tóxicos e possuem composições químicas que podem ser muito danosas se entrarem em contato com os olhos e com a pele. Quer saber como armazenar corretamente os itens de limpeza do seu lar? Então confira as nossas dicas e garanta a segurança e organização da sua casa. Vem com a gente!
Use móveis específicos
Para organizar os produtos de limpeza, o ideal é que você deve use prateleiras, armários e suportes específicos. Nichos e cestos também podem facilitar a organização da sua área de serviço. Vale destacar que os produtos devem ser mantidos fora do alcance das crianças e, caso eles fiquem na parte baixa dos armários, o ideal é que permaneçam trancados!
Instale ganchinhos na parede
Para otimizar o espaço, instale um compensado de madeira na parede e depois coloque alguns ganchos para pendurar escovas, pás, vassouras, rodo, esfregão e espanador. Fica prático e organizado, tudo sem comprometer a estética do ambiente. Se você preferir, opte por organizadores suspensos: eles costumam caber em armários e servem para pendurar vários objetos.
Categorize os produtos de limpeza
O sabão em pó, o balde e o amaciante devem ficar juntos dentro do armário, mas os outros produtos devem ser categorizados e organizados por grupo. Detergente com detergente, alvejante com alvejante, desinfetante com desinfetante e assim por diante. Outra boa pedida é guardar os produtos em carrinhos de limpeza com rodinhas – isso facilita bastante na hora da faxina!
Fique de olho na temperatura do local
Tome bastante cuidado com a temperatura do ambiente onde os produtos serão guardados. Os inflamáveis como álcool e aerosol devem ser mantidos em lugares bem longe do calor.
Dicas extras para armazenar, utilizar e descartar produtos de limpeza com segurança
-
Sempre leia os rótulos dos produtos de limpeza com muita atenção. É a partir dessa leitura que você vai descobrir a maneira mais segura de guardar o produto. Fique de olho nas informações sobre as condições ambientais exigidas para o armazenamento;
-
Anote o telefone para urgências toxicológicas, deixe em um lugar visível e comunique os demais moradores para ligarem imediatamente caso algum acidente com produtos de limpeza aconteça;
-
Nem pense em reciclar ou reutilizar embalagens de produtos de limpeza. Sempre descarte em um lixo apropriado, de acordo com o material;
-
Nunca compre produtos caseiros vendidos em garrafas PET. Como você não conhece a procedência, não há a supervisão de um químico responsável e não existe rótulo nesse tipo de produto. Nesse caso, os riscos de acidente são muito maiores;
-
Não misture vários produtos de limpeza, pois algumas misturas podem ser tóxicas, corrosivas, inflamáveis e explosivas;
-
Evite também fazer estoque de produtos de limpeza. Essa medida diminui a possibilidade de acidentes.
E aí, você gostou das nossas dicas? Como você costuma guardar os produtos de limpeza da sua casa? Compartilhe suas opiniões e experiências conosco através dos comentários. Até a próxima e continue de olho no nosso blog!