Saiba como evitar e combater infiltrações

0
1045

Não dá para negar que as infiltrações nos imóveis podem trazer grandes dores de cabeça para seus moradores, já que comprometem a estética e até mesmo a estrutura da residência.

Em função das infiltrações de água na parede, os fungos do mofo aparecem, ocasionando um problema mais que desagradável: o comprometimento da saúde e do bem-estar da família, afetando sobretudo as pessoas alérgicas.

A água infiltrada pode vir da chuva, do solo e de outros imóveis. Mas a boa notícia é que existem algumas maneiras eficientes de driblar esta situação, evitando e combatendo as infiltrações. Quer saber como? Então confira nosso artigo!

Saiba diferenciar os tipos de umidade nas superfícies

Nem toda umidade nas paredes é resultado de infiltração! Na maioria das vezes (95%), a umidade é decorrente de eventos climáticos. Boa parte dos casos em que as paredes parecem danificadas é devido às variações do clima. Por exemplo, se o tempo está frio na rua, dentro de casa ele também será frio, ainda que em menor proporção. No entanto, se a temperatura externa aumenta, o mais comum é que o clima quente comece a condensar a umidade alojada nas paredes. Isso não é necessariamente uma infiltração!

Abra as janelas

Manter o ambiente arejado é uma excelente estratégia para combater a umidade, pois a circulação e troca de ar faz com que a condensação da água diminua e comece a evaporar. Esta medida também é ótima para a prevenção de doenças ligadas à proliferação de bactérias e fungos, afinal, quando a umidade do ar ultrapassa 75%, as pessoas ficam mais sujeitas a adoecerem. Vale destacar que o melhor período para abrir as janelas vai das 10h às 15h:  o ar é menos seco nesta faixa de horário.

Descubra de onde vem a infiltração

Cada origem de infiltração demanda um cuidado diferente. Se a água vem da parede ou do teto, o mais indicado é impermeabilizar a parte externa usando produtos específicos. Quando a umidade vem do piso, é necessário quebrá-lo, retirar o reboco e fazer uma nova impermeabilização. Se o problema vem do vizinho, no entanto, é preciso que ele faça uma reforma para solucionar o problema. Em todas essas situações, é indispensável a intervenção de um profissional.

A prevenção é a melhor pedida

Quando a questão da umidade é analisada durante a construção, fica mais fácil evitar as infiltrações. Se o teto, o piso e as paredes já forem edificados ou instalados com impermeabilizante, contratempos relacionados à umidade dificilmente irão existir. É importante destacar que, nas casas alugadas ou compradas prontas, é possível que a umidade esteja maquiada e só apareça depois. Por isso, é fundamental avaliar o memorial descritivo da construção. Fique atento!

Invista em climatização

Uma boa opção para combater a umidade e evitar as infiltrações é utilizar desumidificadores, que são aparelhos específicos para tirar a umidade do ar, como por exemplo o vapor no banheiro depois de um banho quente. Muitos equipamentos de ar-condicionado podem ser usados para este fim, já que boa parte deles apresenta a função desumidificadora.

Recupere as paredes com infiltração

Para recuperar uma superfície com infiltração, é preciso raspar a tinta e fazer um intenso tratamento contra a umidade, de modo que o problema não volte. De fato, de nada adianta remediar sem solucionar o problema, certo? O tratamento inclui impermeabilização interna e externa, demãos de selante e aplicação de tinta acrílica antimofo.

E você, também sofre com o problema da infiltração em casa? Já lançou mão de algumas medidas eficientes para se livrar do tão indesejado mofo? Deixe seu comentário e compartilhe conosco!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria