Saiba tudo sobre o estilo étnico na decoração

0
1191

Você faz a linha cosmopolita e se sente um verdadeiro cidadão do mundo? Gosta de viajar e adora referências e elementos de outras culturas? Então que tal levar um pedacinho de outros países para dentro da sua própria casa? Se você curtiu a proposta, continue lendo o nosso artigo, conheça tudo sobre o estilo étnico na decoração e descubra como usá-lo para incrementar seu lar doce lar! Confira:

Afinal, o que é a decoração étnica?

O estilo étnico de decoração se caracteriza pela riqueza e mistura de influências e culturas. O resultado visual costuma ser bem ousado, inspirador e bastante exótico. E o melhor de tudo é que esse tipo de proposta possibilita uma incrível viagem cultural sem sequer precisar sair de casa!

Quais são as principais vertentes do estilo?

Antes de mais nada, é preciso dizer que não existe uma única proposta étnica. São várias as vertentes desse estilo, incluindo a decoração indiana, a japonesa, a chinesa, a mexicana, a peruana, a africana, a tailandesa e assim por diante. Para quem quer agregar um ar multicultural aos ambientes, uma boa pedida é mesclar referências dos mais variados lugares, fazendo da diversidade um estilo coeso.

Como deve ser a mobília dessa decoração?

Nas decorações étnicas, os móveis devem ser bonitos e naturais, de modo que transmitam leveza e frescor. A madeira é o material mais indicado na maior parte dos projetos decorativos étnicos, pois é neutro e combina com plantas, tapetes, almofadas e outros elementos típicos das decorações étnicas. No mais, acomode seus souvenirs de viagens pela casa afora e vá montando a composição sem pressa! Só tome um certo cuidado com os excessos! A decoração étnica tem tudo para ficar linda, mas desde que os elementos sejam usados com equilíbrio. Caso contrário, o visual pode ficar sobrecarregado.

Mas como exatamente aplicar o estilo étnico?

  • A luz nos espaços étnicos deve ser abundante e, ao mesmo tempo, acolhedora. Assim, prefira a iluminação indireta, feita por pendentes, refletores, velas e arandelas. Vale destacar que as decorações étnicas pedem luzes amareladas, que são mais aconchegantes do que lâmpadas brancas.
  • Invista em objetos naturais, afinal, a integração com a natureza é uma das chaves da decoração étnica. Sendo assim, aposte em plantas, peças de bambu, artigos de madeira, barro, plantas, pedra, tecidos de fibra natural e assim por diante.
  • Por mais que você esteja se baseando em determinada cultura para fazer a décor, dê seu toque pessoal aos ambientes, inserindo um ar de originalidade no projeto. Para isso, mescle as referências étnicas com objetos que traduzam seus gostos pessoais e seu estilo de vida.
  • Aposte em itens complementares, como quadros, esculturas, capas de almofada, cortinas, objetos tribais, souvenirs exóticos, instrumentos tradicionais, cestos, itens de tapeçaria e outros acessórios que agreguem valor à decoração.
  • Ainda que você use referências de civilizações antigas, tente deixar sua decoração étnica com uma pegada moderna. Uma boa forma de fazer isso é dispondo os móveis de forma inusitada ou apostando em tonalidades da moda para pintar as paredes.

E então, pronto para acrescentar esse ar cosmopolita em sua casa? O que achou desse estilo decorativo? Compartilhe suas opiniões conosco! Participe!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria