Saiba como usar discos de vinil na decoração

0
1345

Um tom sessentista, um toque de charme nostálgico, um ar original. É essa a proposta dos discos de vinil nas decorações. Por meio de técnicas bem simples de reciclagem e reaproveitamento, você pode usar  esses objetos icônicos que marcaram época para encher a sua casa de boas lembranças e tornar a decoração do seu lar inesquecível. Quer saber como? Então vem que a gente te ensina a incrementar os ambientes da sua casa com discos de vinil. O resultado vai te surpreender!

Sousplat

Que tal fazer um jantar temático e transformar os discos de vinil na estrela da festa? É bem fácil! Basta separar os LP´s de acordo com a quantidade de convidados que se sentarão à mesa. Se você não possuir discos suficientes, recorra a bazares e lojas online. Cumprida essa etapa, higienize os discos de vinil e adesive o miolo dele personalizando como quiser. Pronto! Você tem um lindo e charmoso sousplat. Caso você queira um efeito sofisticado, pinte os LP´s com spray dourado, prateado ou cobre. Muita gente nem vai perceber que na verdade os sousplats são discos de vinil.

Relógio de parede

Se você adora invencionices, a ideia de transformar um simples disco de vinil em um incrível relógio de parede pode te atrair. Para fazer essa proeza, é só retirar o mecanismo de funcionamento de qualquer relógio de parede. Feito isso, fixe a “máquina” do relógio atrás do LP. Para que o relógio de vinil opere normalmente, a haste que segura os ponteiros deve encaixar perfeitamente no furo central do disco.  Por fim, coloque as pilhas e os ponteiros. Se você quiser, pode dar um toque pessoal no seu relógio de parede decorando o objeto com criatividade e estilo. Vale usar tinta, paetês, tecido, papel…use a imaginação!

Porta-copos

Essa dica é ainda mais fácil e irresistível. Para fazer porta-copos, basta cortar a parte do centro do disco, onde contém a descrição das músicas. Impermeabilize com verniz e use para proteger a mesa ou a toalha de eventuais manchas de bebida. Você pode adesivar essa “bolachinha”, fazer decoupagem com gibis ou mantê-la com o visual original. Fica completamente a seu critério!

Mesa lateral

Já pensou em transformar aquele velho disco de vinil em uma estilosa mesinha de canto para colocar livros, eletrônicos, copos? Comece a pensar, pois essa ideia é prática, funcional e bem mais fácil de executar do que parece. Você só vai precisar de um disco antigo, um suporte de metal ou madeira e uma pistola de cola quente. Com os materiais devidamente separados, é só centralizar o LP sobre a base e colá-lo. Em poucos instantes, sua mesinha estará pronta!

Dicas extras:

  • Você pode colar discos e capas de vinil diretamente na parede, caso a sua decoração seja inspirada nas décadas de 60,70 e 80;

  • Está em alta usar adesivos decorativos no formato de discos de vinil;

  • Outra estratégia original é transformar os discos em silhuetas de pessoas, flores e animais. O efeito é bem artístico!

  • Caso você tenha coleção de discos de vinil, organize-a, catalogue-a e monte um cantinho especial para guardá-la adequadamente;

  • Não esquente o vinil: ao ser aquecido, o material libera dioxina, uma substância prejudicial tanto para a saúde humana quanto para o meio ambiente.

E aí, você gosta dos discos de vinil como peças decorativas? Usaria esses itens na sua casa? Para quem tem paixão por música (lembre-se que a ideia não é utilizar discos em bom estado de conservação para fazer as peças!), é uma pedida certeira. Deixe seu comentário e compartilhe a sua opinião com a gente!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria