Saiba como decorar sua sala de estar gastando pouco

0
1260

Por mais que todos os ambientes da casa sejam importantes, por ser uma área de convivência onde as pessoas acabam passando muito tempo, a sala de estar merece uma atenção ainda mais especial, não concorda? Afinal de contas, é nela que a família descansa após uma jornada intensa de trabalho, é lá que as visitas são recebidas e que os moradores passam algumas horas do dia assistindo televisão, simplesmente convivendo e relaxando.

Não dá para negar que a sala carrega muito da identidade decorativa de uma residência. Daí a importância de cuidar de sua aparência, sua organização, seu conforto e de sua funcionalidade. E a boa notícia é que, para decorar esse espaço com estilo e bom gosto, não é preciso gastar rios de dinheiro. Ao contrário do que muitos pensam, dá para fazer aí uma decoração linda e super econômica. Quer saber como? Então confira nossas dicas:

Pinte as paredes

Um jeito simples e barato de mudar a cara da sua sala de estar é pintando as paredes. Se o visual do ambiente está ultrapassado e monótono, não há nada que algumas demãos de tinta não resolvam! E o melhor de tudo é que para pintar você definitivamente não precisa contratar um especialista nesse tipo de serviço. Assim, para economizar ainda mais, que tal promover um mutirão familiar e encher o espaço com novas cores? Só tome cuidado com a preparação da pintura, ok? Para garantir que os demais elementos da sala sairão ilesos e que o acabamento será perfeito, arraste e cubra os móveis com lona, revista o chão com folhas de jornal e use uma fita crepe larga para proteger os cantos da parede.

Mude os móveis de lugar

Às vezes, uma pequena mudança na posição da mobília já pode fazer uma enorme diferença na decoração da sua sala de estar. É isso mesmo! Trocar as poltronas de lugar, trazer uma mesinha do quarto para compor a sala, instalar nichos em uma parede livre e mudar o sofá de canto é uma ótima maneira de renovar o ambiente sem gastar um centavo sequer. Só não se esqueça que, para que a mudança não comprometa a funcionalidade da sala, o ideal é preservar as áreas de circulação, deixando uma distância de 60 a 90 centímetros entre os móveis.

Coloque plantas no ambiente

As plantas possuem um grande potencial decorativo, enchendo qualquer espaço de vida e beleza, além de promoverem a integração do ambiente com a natureza e melhorarem a qualidade do ar. E o melhor de tudo é que muitas espécies são baratinhas, perfeitas para quem quer decorar de maneira econômica. Incluir uma palmeira ráfis ou arranjos de flores na sala são opções perfeitas nesse sentido. Para economizar ainda mais, troque os vasos sofisticados por garrafas de vidro reaproveitadas ou cachepôs artesanais!

Invista nas fotos

Para dar personalidade ao ambiente e reforçar as memórias afetivas, decore sua sala usando fotos. Para isso, invista em murais, painéis, mosaicos e porta-retratos para expor bons momentos da família, imagens de viagens e recordações importantes, como seu casamento, o batizado do filho ou o aniversário de 15 anos da filhota. Outra forma de usar as fotografias para decorar a sala de estar é encomendar impressões para personalizar a parede, um quadro ou até mesmo uma porta.

Capriche nos acessórios

Se você não tem verba disponível para investir em reformas, mudando o piso ou o teto da sala, por exemplo, dentre outras intervenções mais caras, o que acha de investir em acessórios como cortinas, tapetes, abajurescaixas organizadoras almofadas? Esses acessórios são super simples, mas podem deixar sua decoração incrível e aconchegante. Outro elemento que não pode faltar é um espelho, que, além de sofisticado, tem o poder de ampliar visualmente os espaços.

Use e abuse da criatividade

Se falta dinheiro, que não falte ousadia, bom gosto e criatividade para compor a decoração! Reaproveite objetos como latinhas, pallets e garrafas, transforme pneus em belos pufes, use tecido para revestir a parede, faça pátina e decoupagem nos móveis, aposte no uso de estêncil para renovar as superfícies, borde e tricote para fazer mantas e capas de almofadas, enfim, coloque a mão na massa e dê seu toque pessoal na decoração!

Agora que você já está pronto para decorar sua sala gastando pouco, comente aqui e nos conte o que pretende fazer primeiro para dar esse toque pra lá de especial no ambiente! E não se esqueça de voltar para nos contar sobre os resultados, ok?

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria