Saiba como decorar com listras sem errar

0
960

Que as estampas estão em alta na decoração, todo mundo já sabe. Mas merece destaque o fato de que as listras têm ocupado um espaço especial nos projetos decorativos modernos, pois conseguem aliar beleza, personalidade, charme e elegância.

As listras são atemporais, versáteis e trazem consigo uma infinidade de possibilidades visuais. Cada tipo de listra causa um efeito, e justamente por isso é preciso tomar cuidado com as composições para o resultado não ficar over e distante do desejado. Para te ajudar na deliciosa missão de decorar com listras, preparamos algumas dicas. Vem com a gente!

Toda versatilidade das listras

Os padrões listrados combinam com diferentes estilos de decoração e caem bem em variadas propostas, das mais clássicas às mais modernas. As listras podem aparecer no padrão zebrado das decorações éticas, podem ser usadas de forma sutil em tons claros nas decorações mais sofisticadas, podem vir vibrantes em decorações alegres ou podem dar o tom de despojamento em propostas com mix de estampas. Vale destacar que as listras na horizontal tornam o ambiente mais largo visualmente, e as listras na vertical possuem o poder de aumentar o pé direito da casa ou apartamento.

Listras nos detalhes

Se você adora listras na decoração, mas não pretende fazer alterações muito drásticas no ambiente, aposte em detalhes listrados. Pode ser uma poltrona, um tapete, uma cortina, um xale, uma toalha, um aparelho de jantar, uma almofada ou até mesmo um vaso. A combinação de listras pretas com brancas é infalível e você pode fazer um contraponto com cores vibrantes, como o amarelo. O efeito Navy, resultante das listras em vermelho, marinho e branco também fica incrível.

Listras no papel de parede

Hoje em dia, é bem fácil encontrar belos papéis de parede com listras de diferentes cores, larguras e direções. Há opções para todos os gostos e bolsos e, sem dúvida nenhuma, essa é uma excelente alternativa para quem deseja renovar os espaços com charme e estilo. Você pode ousar na escolha, fazer um composê de papéis e até mesmo escolher uma estampa diferente para cada cômodo, mas é preciso priorizar o equilíbrio nas composições. O efeito do papel de parede é muito bacana, por exemplo, no final de corredores. Tudo fica ainda mais bonito e harmonioso se você complementar o visual com aparadores de vidro, móveis mais neutros, plantas ou espelhos.

Listras pintadas

Para uma transformação mais elaborada e definitiva, você pode pintar listras diretamente na parede. Assim como no mundo da moda, uma super tendência é o efeito ombré (degradê), com listras tom sobre tom. Para os mais discretos, uma excelente pedida é apostar em tons crus e listras simétricas, de larguras uniformes. Se você é moderno e quer inovar completamente, aposte nas listras horizontais de diferentes larguras.

Dicas extras

  • Para dar um toque de jovialidade e originalidade, use e abuse de listras multicoloridas;

  • Listras diagonais causam o efeito de movimento no ambiente. Isso agrega dinamismo ao espaço;

  • As listras horizontais achatam o espaço, enquanto listras verticais tornam o ambiente mais estreito;

  • Antes de fazer uma pintura definitiva, faça uma simulação virtual para ver se você vai gostar.

E aí, curtiu as nossas dicas? Usaria listras na decoração da sua casa? Compartilhe suas opiniões conosco. Até a próxima!

Casa Show - Guia de pequenos reparos - Parte 1 Alvenaria